Home / Europa / Polônia / Polônia seguro viagem, seguro de saúde, tomadas eléctricas, telefones celulares, documentos

Polônia seguro viagem, seguro de saúde, tomadas eléctricas, telefones celulares, documentos

POLÔNIA: DOCUMENTOS DE VIAGEM

Documentos de viagem: Para entrar na Polônia os cidadãos europeus devem apresentar um cartão de cidadão/cartão de identidade válido para viagens para o estrangeiro ou um passaporte. Crianças e menores devem ter o seu próprio passaporte pessoal/cartão de identidade. Cidadãos estadounidenses e canadenses precisam dum passaporte válido para a entrada na Polônia. Um passaporte válido è preciso para os viajantes de nacionalidade brasileira para a entrada na Polônia. Os cidadãos doutros países podem precisar dum visto.

Carta de condução: Para dirigir um carro de aluguel na Polônia é suficiente ter a sua carta de condução própria nacional ou internacional.

Seguro de carro: O seguro europeu é válido na Polônia.

POLÔNIA: SEGURO VIAGEM, MÉDICO E DE SAÚDE

Saúde: As unidades de saúde polacas têm um nível razoável de eficiência. Como para os outros países da UE para o tratamento médico na Polônia os cidadãos europeus têm direito aos benefícios da saúde pública através da apresentação do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). Antes de sair é recomendado de contratar um seguro de saúde e de viagem, que inclui despesas médicas. Para os turistas é ainda aconselhável fazer um seguro de viagem e de saúde antes da partida.

Farmácias: Para obter os medicamentos, que tenham sido prescritos por um médico, deve comprá-los numa farmácia (apteka). Uma vasta gama de analgésicos, vitaminas e tratamentos frios podem ser comprados sem receita médica em qualquer supermercado polaco, farmácia ou quiosque.

POLÔNIA: TELEFONES CELULARES E INTERNET

Telefones: Prefixo telefónico internacional para a Polônia: 0048.

Telefones celulares, telemóveis: O telefone padrão da rede móvel da Polónia é o GSM 900/1800. A maioria dos operadores polacos oferecem serviços de roaming internacional. A cobertura da rede é boa. Apenas nas áreas rurais distantes das grandes cidades pode ser um problema.

Operadoras de telefonia móvel: Orange Polska, Plus GSM, Era, Play.

Internet: A maneira mais fácil para os turistas para navegar na internet da Polónia é através de cibercafés. Alguns deles estão abertos 24 horas por dia. Se tem um laptop as coisas são ainda mais fácil. É possível ter acesso gratuito à internet nos hot spots nos centros das grandes cidades e nalguns hotéis.

POLÔNIA: TOMADAS ELÉTRICAS

Eletricidade: A corrente elétrica da Polônia é de 220 Volts AC e de 50 Hz.

Plugues e tomadas: As tomadas elétricas usadas na Polônia são aquelas do tipo C, as mesmas que são utilizadas em toda a Europa continental. Em adição a estas fichas são utilizadas também tomadas do tipo E, idênticas às utilizadas na França e na Bélgica.

POLÔNIA: MOEDA E BANCOS

Bancos e Moeda: A moeda nacional da Polônia é o Zloty (PLN).

Horário dos Bancos: Os bancos da Polónia são abertos das 9 às 16 horas nos dias da semana e até 13 horas no sábado.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com