Home / Europa / Grécia / Santorini: um vulcão no meio do Mar Egeu

Santorini: um vulcão no meio do Mar Egeu

A ilha de Santorini com 73 km² e 13.600 habitantes está localizada no Mar Egeu na parte sul das Cíclades e ao oeste de Anafi. A grande ilha de Creta está localizada a apenas 120 km ao sul de Santorini.

A ilha é também conhecida como Thera e consiste de dois municípios:  Thera com Fira, sendo o principal povoado da ilha, e Oía, que inclui também a pequena ilha de Therasia.

UM ANTIGO VULCÃO EXPLODIDO

A ilha é tudo o que resta dum antigo vulcão, que explodiu há 3.600 anos, e causou a destruição da civilização micênica na vizinha ilha de Creta. A forma da caldeira do vulcão é claramente visível e reconhecível a partir do alto.

Santorini consiste da principal ilha de Santorini ou Thira, que ocupa a parte oriental da caldeira, hoje parcialmente submersa, das ilhas menores de Thirasia, localizadas ao nordoeste, quer dizer de Nea Kameni e Palia Kameni, ambas no centro da caldeira, e da pequena ilha de rocha de Aspronisi.

Hoje você pode ver uma grande lagoa central: a antiga caldeira vulcânica, que mede 12 km por 7 km com uma profundidade de quase 400 metros, rodeada de três lados por paredes rochosas de até 300 metros. No lado remanescente é a pequena ilha de Therasia.

A ilha de Santorini é um grande penhasco com vista para o mar. A sua aparência é espetacular. Em suas rochas são claramente visíveis as conseqüências do imenso cataclismo, que a devastou há mais de três milénios. A ilha atinge o seu ponto mais alto com 567 metros em cima do nível do mar ao longo da costa sudeste perto do cabo Mesa Vouno.

UMA ILHA MUITO TURÍSTICA

Hoje a ilha de Santorini vive quase exclusivamente do turismo. Uma das razões para visitar a ilha é o fenómeno do vulcão. A cratera do vulcão com suas paredes escarpadas é impressionante. Fora da ilha de Palea Kameni, formada no século XVI, localizada no centro da caldeira, existem fontes termais submarinas. Na vizinha ilha de Nea Kameni é possível subir a cratera vulcânica de 127 metros de altura, que subiu do mar no século XVIII.

AKROTIRI: A POMPÉIA DE SANTORINI

Entre os sítios arqueológicos mais conhecidos fica Akrotiri, localizado no extremo sul de Santorini. Este sítio é a Pompéia de Santorini. Há restos duma cidade, que foi destruída por um cataclismo. Em seu auge houve uma erupção vulcânica, que destruiu a vida e enterrou a cidade há mais de 3.500 anos. Escavações arqueológicas trouxeram à luz edifícios com afrescos em excelentes condições. O local está cercado pelas ruínas de um castelo veneziano.

Outra área de grande importância arqueológica é a de Thera Antiga. É um assentamento fundado milénios após a erupção catastrófica de Santorini, evidências arqueológicas, que mostram, que Thera Antiga foi colonizada no século IX a.C. e em 726 d.C. Existem as ruínas da Ágora, do teatro, duma basílica e outras estruturas antigas.

As aldeias de Perissa e Kamari, localizadas ao longo da costa sul-oriental, tem algumas praias. Outras praias de areia preta vulcánica são encontradas ao longo da costa meridional e ao longo da costa septentrional da ilha. O pôr do sol, que pode ser visto a partir da vila de Oia na ponta norte da ilha, é inesquecível.

Entre os museus da ilha na aldeia de Fira há dois museus interessantes: o Museu Arqueológico e o Museu de Thera pré-histórica, que conservam os objetos encontrados em Akrotiri e Thera Antiga. Na aldeia de Perisa há o Museu de Minerais e Fósseis. Na vila de Oia há um pequeno museu marítimo.

COMO CHEGAR A SANTORINI

VOOS: A ilha de Santorini tem um aeroporto internacional, que está localizado a 6 km a sudeste da capital Thera. A ilha está ligada por vários voos diários com os aeroportos gregos de Atenas, Salónica, Rhodes, Creta e Mykonos. Durante o verão Santorini é conectado diretamente com as principais cidades europeias.

FERRY: A ilha tem excelentes ligações de ferry para Atenas, Creta e Rhodes. Quase todas as ilhas das Cíclades são conectadas com Santorini, incluindo Amorgos (1 hora de ferry), Folegandros (30 minutos de barco de alta velocidade), Milos, Mykonos (2 horas de ferry), Naxos e Paros.

Santorini Clima: quando ir

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com