Home / Europa / Grécia / Andros: uma ilha tranquila cheia de montanhas
Vitali, Andros, Cíclades, Grécia. Author Theanatomica. No Copyright
Vitali, Andros, Cíclades, Grécia. Author Theanatomica

Andros: uma ilha tranquila cheia de montanhas

A ilha de Andros com 380 quilómetros quadrados e 10.000 habitantes é a ilha mais setentrional do arquipélago das Cíclades, localizada ao sul-leste da ilha de Eubeia e ao nordoeste da ilha de Tinos. A ilha é também a maior ilha das Cíclades depois de Naxos. A capital da ilha é a vila de Andros, que está localizada ao longo da costa leste, mas o porto, onde as balsas docam, é a vila de Gavrio, que está localizada ao longo da parte norte da costa oeste. Nos vales são cultivados azeitonas, vinhas e citrinos.

Andros é uma das ilhas mais montanhosas das Cíclades com uma costa robusta e íngreme. A parte norte da ilha é a parte mais selvagem. Toda a ilha é atravessada por muitos caminhos e sendas antigas. Andros é uma ilha montanhosa e acidentada. Na parte norte da ilha fica o Monte Agii Saranda com 718 metros de altura. Os picos mais altos da ilha estão localizados na região central e fazem parte da cadeia de montanhas de Kouvara-Petalo. A montanha mais alta é o Monte Profitis Ilias com 997 metros, localizado no centro da ilha. Na parte sul da ilha encontram-se as serras Gerakones com 685 metros e Tsirovlidi com 726 metros e finalmente no extremo sul fica o Monte Rachi, que chega a 682 metros.

Paleopolis, Andros, Cíclades, Grécia. Author Theanatomica. No Copyright

Paleopolis, Andros, Cíclades, Grécia. Author Theanatomica

Habitada desde o século VII a.C. Andros tinha uma certa importância na época clássica. Isso é mostrado pelas ruínas de várias aldeias espalhadas ao redor da ilha, incluindo a antiga capital Palaiopoli (Palaiopolis) situada no centro da costa oeste. Em tempos antigos a ilha era uma possessão do Reino de Pergamon. Entre 1207 e 1566 foi controlada pela República de Veneza. Então, como o resto da Grécia, foi controlada pelo Império Otomano até 1821.

O litoral é mais íngreme e escarpado e não há muitas praias. A ilha é visitada principalmente pelo turismo local, mas nos últimos anos abriu aos visitantes do norte da Europa. Entre as praias e as baías mais belas há a do Agios Kyprianos, localizada no sul de Gavros e as vizinhas praias de Anerousa, Delavoia e a Praia Verde, todas localizadas ao sul de Batsi. Ao longo da costa leste existem outras pequenas praias e enseadas. Algumas apenas acessíveis por mar como Vitali, Zokros Ahla e perto de Hora as praias de Giala, Nimborió e Paraporti.

Andros, Cíclades, Grécia. Author Freya. No Copyright

Andros, Cíclades, Grécia. Author Freya

A ilha tem alguns locais de interesse arqueológico. Os mais importantes são os de Palaeopolis, a antiga capital da ilha, e Zagora, ambos localizados na costa oeste. Na ilha há também fortalezas venezianas como a Mesa Kastro na vila de Andros (Hora), caminhos medievais pavimentados e antigos mosteiros. Na vila de Hora (Andros), localizada ao longo da costa leste, além das ruínas do castelo veneziano existem casas neoclássicas de influência veneziana, um museu de arte moderna e um belo museu arqueológico.

COMO CHEGAR A ANDROS

FERRIES: Andros está conectado por ferry regular para o porto de Rafina a poucos quilómetros a leste de Atenas. O tempo necessário para a viagem é de 2 horas. A ilha está também ligada por balsa com algumas ilhas das Cíclades como Tinos, Syros, Naxos, Kea, Kythnos e Mykonos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: