Home / Antártida / A Antártida: O Arquipélago Palmer
Port Lockroy, Wiencke Island, Arquipélago Palmer, Antártida. Autor e Copyright Marco Ramerini
Port Lockroy, Wiencke Island, Arquipélago Palmer, Antártida. Autor e Copyright Marco Ramerini

A Antártida: O Arquipélago Palmer

O Arquipélago Palmer é um grupo de ilhas montanhosas situadas ao largo da costa noroeste da Península Antártica. Os estreitos de Gerlache e Bismarck separam o arquipélago da costa da Antártida, que nesta área é chamada Danco Coast. O arquipélago Palmer estende-se entre 63° e 64° de latitude sul entre Tower island no norte e Anvers island no sul. As ilhas do Arquipélago Palmer são uma das partes mais acessíveis e espetaculares da Antártida.

A maior ilha do arquipélago é a ilha de Antuérpia (Anvers island), uma ilha montanhosa, que abrange uma área de 2.432 km². Ao longo da costa sudoeste da ilha de Antuérpia (Anvers island) fica a estação científica estadounidense Palmer Station. A ilha de Antuérpia (Anvers island) é dominada pela cordilheira da Serra de Trojan (Trojan Range), que tem montanhas superiores aos dois mil metros de altura nalguns pontos. A montanha mais alta da ilha e de todo o Arquipélago Palmer é o Mount Français, que atinge 2.760 metros.

Para o sul da ilha de Antuérpia (Anvers island), separada pelo Canal Neumayer, está a ilha Wiencke, uma ilha coberta por montanhas e glaciares com o Luigi di Savoia Peak, que sobe a 1.415 metros de altura. A ilha Wiencke é uma ilha coberta de gelo e neve. Ao longo da costa noroeste da ilha Wiencke encontra-se o porto natural de Port Lockroy. Numa pequena ilha – Doumer Island – , localizada entre as ilhas de Antuérpia (Anvers island) e Wiencke, está localizada a base científica chilena Yelcho.

Ilha Brabante, Ilha Arquipélago Palmer, Antártida. Autor e Copyright Marco Ramerini

Ilha Brabante, Ilha Arquipélago Palmer, Antártida. Autor e Copyright Marco Ramerini

Icebergue, Arquipélago Palmer, Antártida. Autor e Copyright Marco Ramerini

Icebergue, Arquipélago Palmer, Antártida. Autor e Copyright Marco Ramerini

Uma outra grande ilha, localizada ao norte da ilha de Antuérpia (Anvers island), é a ilha Brabante (Brabant island), que é a segunda maior ilha do arquipélago. A ilha Brabante é também uma ilha montanhosa com duas cadeias de montanha e é dominada pelo Monte Parry, que sobe a 2.520 metros. Entre as ilhas de tamanho médio do Arquipélago Palmer existem Trinity island, Hoseason island, Doumer island, Two Hummock island e Liège island.

O Arquipélago Palmer foi mapeado pela primeira vez entre 1897 e 1899 pela Expedição Antártica Belga. O arquipélago Palmer foi nomeado pelo comandante da expedição belga Adrien de Gerlache em honra do capitão Nathaniel Palmer, que havia navegado nestas águas já em 1820. A paisagem, que pode ser visto nesta área da Antártica, é espetacular e é caracterizada por glaciares, picos cobertos de neve, icebergues, baías e canais. Nestas águas é possível observar muitas formas de fauna, incluindo baleias, pinguins, focas e orcas. Ao longo da costa nascem os pinguins e outras aves marinhas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem