Home / Oceania / Nova Zelândia / A Ilha Sul da Nova Zelândia: belas paisagens naturais
Lake Ohau, Nova Zelândia. Autor Michael Button. Licensed under the Creative Commons Attribution
Lake Ohau, Nova Zelândia. Autor Michael Button

A Ilha Sul da Nova Zelândia: belas paisagens naturais

A Ilha Sul da Nova Zelândia é a maior das duas ilhas principais do país, mas é também a menos povoada com 151.215 km² e 1.017.300 habitantes, onde vivem apenas 24% dos neo-zelandeses. A única grande cidade desta ilha é Christchurch com 376.700 habitantes, localizada quase no meio da costa leste, representando mais de 35% da população da ilha inteira. Outras cidades importantes são os centros de Dunedin com 124.800 habitantes, Invercargill com 52.400 habitantes e Nelson com 45.500 habitantes.

A ilha estende-se entre 40 graus de latitude sul e 46 graus de latitude sul, aproximadamente a latitude de Barcelona na Espanha e Lyon na França, mas no sentido inverso. A Ilha do Sul está administrativamente dividida em sete regiões. De norte a sul trata-se de Tasman, Nelson, Marlborough, West Coast, Canterbury, Otago e Southland.

Caracterizada por belas paisagens naturais, a Ilha do Sul é atravessada para toda a sua extensão pelos Alpes neo-zelandeses, que têm vários picos com mais de 3.000 metros de altura. Aqui encontra-se a montanha mais alta da Nova Zelândia inteira: O Monte Aoraki/Mount Cook com 3.754 metros. As cadeias de montanhas são mais perto da costa oeste, que é selvagem e com vista para o mar. Nesta área algumas línguas de glaciares Franz Josef e Fox chegam perto da costa.

Mount Cook, Nova Zelândia. Autor Mr. Tickle. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Mount Cook, Nova Zelândia. Autor Mr. Tickle

A costa leste, está separada das montanhas por uma vasta planície, a Canterbury Plains, ao final do qual, ao longo da costa é a cidade de Christchurch. No sul da ilha, em frente à cidade de Invercargill, fica a ilha de Stewart / Rakiura (1.746 km²).

A costa leste está separada das montanhas por uma vasta planície, os Canterbury Plains, ao final dos quais fica ao longo da costa a cidade de Christchurch. No sul da ilha em frente à cidade de Invercargill fica a ilha Stewart/Rakiura com 1.746 km².

Na Ilha do Sul existem 8 dos 10 maiores lagos da Nova Zelândia. São em grande parte de origem glacial. Entre eles encontramos o Lago Te Anau com 344 km², o Lago Wakatipu com 291 km², o Lago Wanaka com 192 km², o Lago Pukaki com 178 km², o Lago Manapouri com 142 km², o Lago Hawea com 141 km², o Lago Tekapo com 87 km² e o Lago Ohau com 54 km².

A Ilha do Sul é famosa por suas belas paisagens protegidas em dez Parques Nacionais (incluindo um, que protege a ilha de Stewart/Rakiura).Na ilha encontram-se os altos picos dos Alpes neo-zelandeses, muitos glaciares, muitos lagos e no sudoeste fiordes maravilhosos como aqueles do Milford Sound e do Doubtful Sound.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem