Home / Oceania / Nova Zelândia / As florações na Nova Zelândia: Tremoceiros e giestas selvagens
Lupinus angustifolius, Lake Tekapo, Nova Zelândia. Autor e Copyright Marco Ramerini
Lupinus angustifolius, Lake Tekapo, Nova Zelândia. Autor e Copyright Marco Ramerini

As florações na Nova Zelândia: Tremoceiros e giestas selvagens

Um aspecto muito agradável tanto do ponto de vista da paisagem, quanto do ponto de vista fotográfico duma viagem de primavera para a Nova Zelândia são as florações. As mais belas áreas para observar as florações encontram-se na bela ilha do Sul. A melhor época para admirá-los é o final da primavera. O mês de novembro e o início de dezembro é o período em que é mais provável encontrar tremoceiros selvagens e giestas em plena floração. Além de tremoceiros e giestas neste período existem também muitos outros tipos de flores como os cistus. Mas as florações das duas primeiras espécies são verdadeiramente espetaculares. Na Nova Zelândia o Lupinus polyphyllus ou tremoceiro selvagem, uma planta invasiva, cresce em grande quantidade ao longo das estradas e riachos da ilha do Sul.

No final da primavera as florações na ilha do Sul da Nova Zelândia alcançam o pico. As florações dos tremoceiros selvagens em torno do lago Tekapo são um espetáculo. O lugar mais lindo para admirar os tremoceiros encontra-se ao lado do lago ao redor da Igreja do Bom Pastor (Church of the Good Shepherd) e doutro lado da ponte pedestre, que atravessa o emissário do lago. Aqui terá a oportunidade de tirar fotografias irrepetidáveis ​​com os tremoceiros coloridos, o lago e no fundo as montanhas cobertas de neve dos Alpes da Nova Zelândia ou com os tremoceiros e a igreja em segundo plano.

Lupinus angustifolius, Kurow Creek, Waitaki River Valley, Nova Zelândia. Autor e Copyright Marco Ramerini

Lupinus angustifolius, Kurow Creek, Waitaki River Valley, Nova Zelândia. Autor e Copyright Marco Ramerini

Uma outra área, em que encontramos uma alta concentração de tremoceiros selvagens em flor, é o vale do rio Waitaki ao longo da estrada entre Omarama e Oamaru em Kurow Creek. Aqui ao longo do rio encontra-se uma extensão espetacular de tremoceiros em flor. Um outro ponto, onde não podemos deixar de parar para a floração espectacular dos tremoceiros existe ao longo da Te Anau – Milford Road. Vindo de Te Anau o local exato é pouco antes de chegar ao Lake Gunn no Cascade Creek. Aqui a natureza da Nova Zelândia nos recebeu numa paisagem espetacular de montanhas, rios e florestas com uma floração excepcional de tremoceiros com cores, que variam do roxo brilhante ao branco através do roxo, do vermelho, da cor rosa e do amarelo.

Em todo o país encontrará colinas inteiras coloridas em amarelo. São as giestas em flor. A planta é uma planta invasiva, importada da Europa (Cytisus scoparius). Esta planta foi tão bem adaptada para colonizar áreas inteiras do país.  As giestas estão presentes em toda a ilha do Sul. Na ilha do Sul as florações das giestas são espetaculares tanto na área do Lago Tekapo, quanto ao longo do trecho inicial da Milford Road logo após Te Anau Downs. Mas colinas inteiras cobertas de amarelo são visíveis na maior parte da ilha: Nos Catlins, ao longo do Lago Te Anau, ao longo do Lago Wakatipu e ao longo da estrada, que passa por Cardrona conectando Queenstown a Wanaka e em muitos outros lugares. Logo pode dizer que as giestas, que os neozelandeses chamam Scotch broom ou English broom, existem literalmente em todos os lugares.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE:
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem