Home / Oceania / Nova Zelândia / Os Parques Nacionais da Nova Zelândia
Mount Cook, Nova Zelândia. Autor e Copyright Marco Ramerini
Mount Cook, Nova Zelândia. Autor e Copyright Marco Ramerini

Os Parques Nacionais da Nova Zelândia

A Nova Zelândia é uma nação famosa pela beleza de suas paisagens naturais. Mais de 20% do território da Nova Zelândia é protegido por Parques Nacionais, reservas florestais e reservas naturais. O país tem 13 Parques Nacionais. Houve 14, mas o Parque Nacional Te Urawera foi privado desse status em 2014. Ele protegeu uma das maiores áreas de floresta nativa da ilha do Norte. Os Parques Nacionais ficam na ilha do Norte e na ilha do Sul. As áreas protegidas da Nova Zelândia contêm uma grande variedade de paisagens, flora e fauna. Três dos Parques Nacionais estão localizados na ilha do Norte, nove Parques Nacionais encontram-se na ilha do Sul mais selvagem e um Parque ocupa a maior parte da ilha Steward, localizada no extremo sul do país. No total a área ocupada por Parques Nacionais abrange mais de 30 mil quilômetros quadrados.

Entre os Parques da ilha do Norte o mais famoso é o Parque Nacional de Tongariro (Tongariro National Park), que é o Parque Nacional mais antigo da Nova Zelândia. Foi estabelecido em 1887. Este é o quarto Parque Nacional mais antigo do mundo após o Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos da América, o Royal National Park ao sul de Sydney na Austrália e o Banff National Park em Alberta, Canadá. O Tongariro, localizado no centro da ilha do Norte, inclui três vulcões ativos: Os vulcões Tongariro, Ruapehu e Ngauruhoe. No Parque existem inúmeros sítios maori sagrados. Esta peculiaridade permitiu a sua inclusão nos locais culturais e naturais mistos do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1990. Os dois outros Parques Nacionais da Ilha do Norte são o Parque Nacional de Taranaki (Taranaki National Park), que estende-se ao redor do Monte Taranaki (Egmont), um cone vulcânico com mais de 2.500 metros de altura e o Parque Nacional Whanganui (Whanganui National Park), que protege uma parte do curso do rio Whanganui.

Milford Sound, Nova Zelândia. Autor e Copyright Marco Ramerini

Milford Sound, Nova Zelândia. Autor e Copyright Marco Ramerini

Mapa dos Parques Nacionais da Nova Zelândia

Mapa dos Parques Nacionais da Nova Zelândia

A ilha do Sul da Nova Zelândia é um concentrado de belezas naturais e paisagísticas. Aqui são encontradas a maioria das áreas protegidas do país. O maior Parque Nacional da Nova Zelândia é o majestoso Parque Nacional de Fiordland (Fiordland National Park), um lugar com espectaculares paisagens naturais. Aqui pode admirar fiordos profundos, lagos glaciais, majestosas montanhas e glaciares. As atrações mais visitadas deste Parque são os famosos fiordes de Milford Sound e Doubtful Sound.

Um outro Parque espetacular é o Parque ao redor da montanha mais alta da Nova Zelândia: O Mount Cook (Aoraki). O Parque é caracterizado por paisagens alpinas e a presença do glaciar mais longo do país: A glaciar de Tasman. Dois outros Parques caracterizados por paisagens alpinas são os de Mount Aspiring e de Westland. Nesses Parques existem lagos glaciares, glaciares e vastas florestas primordiais. O Westland estende-se ao longo da costa oeste selvagem e isolada.

Uma grande parte do lado sudoeste da Ilha do Sul foi adicionada ao sítio Te Wahipounamu como Património Mundial da UNESCO. A área do sítio do património da UNESCO abrange 26 mil quilômetros quadrados e inclui os Parques Nacionais Fiordland, Mount Cook, Mount Aspiring e Westland.

Doubtful Sound, Nova Zelândia. Autor e Copyright Marco Ramerini

Doubtful Sound, Nova Zelândia. Autor e Copyright Marco Ramerini

Na parte centro-norte da ilha do Sul fica o Parque Nacional do Arthur Pass (Arthur’s Pass National Park), um Parque selvagem, que é atravessado por uma das estradas alpinas mais cênicas do país. Mais a norte é o Parque Nacional do Nelson Lake (Nelson Lake National Park). O Parque estende-se sobre uma área montanhosa pontilhada de lagos. O Parque Nacional Paparoa (Paparoa National Park) estende-se ao longo da costa ocidental entre Greymouth e Westport e é conhecido pela presença das famosas Pancake Rocks perto de Punakaiki.

No extremo norte da ilha do Sul ficam os dois últimos Parques: O Parque Nacional Abel Tasman (Abel Tasman National Park), um lindo Parque costeiro caracterizado por belas praias e o Parque Nacional Kahurangi (Kahurangi National Park), que protege áreas remotas, montanhosas e costeiras desta parte da ilha.

O Parque Nacional mais ao sul do país o Parque Nacional Rakiura (Rakiura National Park) ocupa oitenta e cinco por cento da superfície da ilha de Stewart. Aqui podemos ver uma natureza virgem muito semelhante ao que a Nova Zelândia deveria ter sido antes da chegada dos colonos europeus. O Parque é um lugar de reprodução e de vida para muitas espécies de aves.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: