Home / Europa / Grécia / Cnossos: o mais importante sítio arqueológico na ilha de Creta

Cnossos: o mais importante sítio arqueológico na ilha de Creta

O sítio arqueológico de Cnossos está localizado na parte central da ilha de Creta a 5 km de Heraklion.

O primeiro palácio foi construído por volta de 2000 a.C. e parece destruído por um terramoto em torno de 1700 a.C. pouco depois (1600 a.C.). Foi construído um novo palácio mais amplo cobrindo uma área de 20 mil metros quadrados.

Em meados do século XIV a.C. este edifício foi também destruído, desta vez por um incêndio provavelmente causado pela erupção vulcânica catastrófica de Santorini, o que causou terremotos e maremotos.

O palácio de Cnossos cobre uma área de 20 mil metros quadrados. Cnossos è o maior e o mais espetacular de todos os palácios minóicos. O local foi escavado no início do século XX pelo arqueólogo Arthur Evans. Além de buscar, o que restou, começou com a realização da ideia de reconstrução do palácio. Muito do que vemos hoje é o trabalho desta reconstrução.

Cnossos, Creta, Grécia. Autor e Copyright Luca di Lalla

Cnossos, Creta, Grécia. Autor Luca di Lalla

A construção consistiu de quatro alas em torno dum pátio central rectangular, que foi o núcleo do complexo. A ala leste contém os quartos residenciais, laboratórios e um templo. A ala oeste é ocupada por armazéns com grandes vasos recipientes e a sala do trono. A ala norte contém a chamada alfândega e a área de teatro construída em pedra.

 O propylon (porta monumental) está localizado na ala sul do palácio. O palácio tinha paredes decoradas com belos afrescos.  Em sua maior parte foram reproduzidas cerimónias religiosas e cenas naturais. Como uma base de partida para explorar esta parte da ilha pode-se utilizar os hotéis das cidades de Heraklion, Malia ou Hersonissos.

Na ilha de Creta há outros centros interessantes da civilização minóica. Depois de Cnossos o mais importante é Festo. Festo está localizado na planície de Messara no centro-sul da ilha a uma curta distância do mar. Juntamente com o de Cnossos é um dos locais mais importantes da civilização minóica. Aqui estão também as ruínas dum antigo palácio minóico, que remonta ao século XVI a.C. Junto a Festo há também interessantes restos de Agia Triada, cujo edifício mais antigo data da mesma época como o de Festo.

Outros sítios arqueológicos dignos duma visita são os de Malia, onde existem as ruínas dum edifício importante e Zakros, localizado no extremo leste da ilha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: