Home / Europa / Grécia / Simi: a ilha das esponjas

Simi: a ilha das esponjas

A ilha de Simi (Symi) está localizada a 40 km ao noroeste (uma hora de barco) de Rodes. A costa turca está a menos de 7 km. Simi é uma pequena ilha de 65 quilómetros quadrados com dois portos pequenos Simi e Panormitis e com outras pequenas aldeias no interior. A ilha é geograficamente estéril, acidentada e montanhosa. A costa é formada por falésias, praias rochosas e enseadas isoladas.

A aldeia mais importante é a de Simi, que está localizada na costa nordeste. Esta aldeia está dividida numa parte baixa em torno do porto, chamada Yalos, com casas típicas neoclássicas de cor pastel como nas aldeias de Horio e Ano Simi. A aldeia de Ano Simi é dominada pelo Kastro, um forte construído pelos Cavaleiros Hospitalários como um castelo bizantino. Na aldeia há um pequeno museu arqueológico.

O outro porto da ilha é o da aldeia de Panormitis, localizado no extremo sul da ilha. Um mosteiro importante é dedicado ao Arcanjo São Miguel. O mosteiro está localizado ao longo da costa sudoeste da ilha e foi construído no início do século XVIII.

A ilha é uma dos pescadores. Sobretudo Simi é famosa por suas capturas de esponjas. Mesmo a construção de barcos foi uma atividade muito popular dos habitantes da ilha no passado. Hoje, porém, a principal actividade dos habitantes é o turismo. Simi é um lugar íntimo e tranquilo, selvagem e acidentado com artesanato rico, ligado aos antigos comércios, que antes eram praticados na ilha.

Simi é conhecida pela beleza das suas aldeias e a das suas praias. Belas baías com pequenas praias estão localizadas ao longo da costa e muitas vezes são acessíveis apenas por barco. Geralmente a ilha é visitada por passeios dum dia, que partem de Rodes. Mas para apreciar a tranquilidade da ilha deveria permanecer pelo menos algumas noites.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com