Home / Europa / Grécia / Rodes: a ilha do Colosso
Paredes de Rodes, Rodes, Grécia. Author ctsnow. Licensed under the Creative Commons Attribution
Paredes de Rodes, Rodes, Grécia. Author ctsnow

Rodes: a ilha do Colosso

A ilha de Rodes com 1.400 km² e 120.000 habitantes situa-se no Mar Egeu na parte sul-oriental do Dodecaneso. A ilha está situada no nordeste de Karpathos e a sudoeste da costa da Turquia, que é distante de 20 km.

A ilha é a maior do Dodecaneso e estende-se de forma atarracada de sudoeste para nordeste. A capital é a cidade de Rodes. Está localizada no extremo norte da ilha, olhando para a Turquia.

Rodes é em alguns lugares uma ilha montanhosa. As montanhas são muito pertas da costa, especialmente na parte central, enquanto nas partes do sul e do norte a ilha é plana. A ilha atinge sua altura máxima pela montanha Attavyros com 1.216 metros, que está localizada na parte centro-ocidental da ilha.

Rodes era famoso na época clássica para sediar uma das sete maravilhas do mundo: o famoso Colosso de Rodes, uma estátua enorme com 32 metros de altura do deus grego Helios. Não é certo onde esta estátua foi colocada, mas geralmente acredita-se ter sido localizada na entrada do porto de Rodes. Estudos recentes sugerem, que ela estava numa colina com vista para o porto.

Lindos, Rodes, Grécia. Author Emilian Robert Vicol (Public Domain Photos). Licensed under the Creative Commons Attribution

Lindos, Rodes, Grécia. Author Emilian Robert Vicol (Public Domain Photos)

Rodes era um centro importante da antiguidade, entrou na esfera do Império Romano e em seguida em 395 na do Império Bizantino. Os Cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém ou Cavaleiros Hospitalários tornaram-se mais tarde os Cavaleiros de Rodes e ocuparam a ilha de Rodes entre 1309-1523 e a transformaram num reduto fortificado.

Em 1523 a ilha foi conquistada pelas tropas de Suleiman, o Magnífico, após 6 meses de cerco e tornou-se parte do Império Otomano. Em 1912 a ilha de Rodes e o resto do Dodecaneso foram ocupados pela Itália como Ilhas Italianas do Egeu, que manteve o controle sobre as ilhas até 1943, quando foram ocupadas por tropas alemãs. Após a Segunda Guerra Mundial as ilhas passaram a fazer parte do Estado grego.

A cidade medieval de Rodes, um dos mais bonitos conjuntos urbanos da arquitetura gótica, é desde 1988 na lista do Património Mundial da UNESCO. Rodes é com a outra grande ilha grega Creta uma das principais áreas turísticas da Grécia. Há praias longas, centros históricos fascinantes como as cidades de Rodes e Lindos e escavações arqueológicas tão interessantes como as de Kameiros, Ialyssos, Lindos e Rodes.

COMO CHEGAR A RODES

VOOS: O aeroporto de Rodes está localizado perto da costa noroeste da ilha. Rodes é um dos aeroportos mais movimentados da Grécia. Existem inúmeras ligações com Atenas e com o resto da Grécia. Há também muitas ligações com as principais nações europeias, que tornam-se mais frequentes nos meses de verão. Entre as companhias aéreas, que têm voos para Rodes há as companhias gregas Aegean Airlines, Olympic Air e Minoan Air. O aeroporto de Rodes é servido por várias companhias aéreas de baixo custo, incluindo: Air Berlin, Condor, EasyJet, Vueling, Transavia e Ryanair.

FERRIES: Rodes é o principal porto do Dodecaneso. A ilha está ligada por ferries diários para o porto de Piraeus. O tempo necessário para a viagem é de 13 horas. Rodes está ligada por ferry regular com todas as principais ilhas do Dodecaneso, com Creta, Salónica, Marmaris (Turquia) e com várias ilhas das Cíclades.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: