Home / Europa / Grécia / Rodes: a ilha do Colosso

Rodes: a ilha do Colosso

A ilha de Rodes com 1.400 km² e 120.000 habitantes situa-se no Mar Egeu na parte sul-oriental do Dodecaneso. A ilha está situada no nordeste de Karpathos e a sudoeste da costa da Turquia, que é distante de 20 km.

A ilha é a maior do Dodecaneso e estende-se de forma atarracada de sudoeste para nordeste. A capital é a cidade de Rodes. Está localizada no extremo norte da ilha, olhando para a Turquia.

Rodes é em alguns lugares uma ilha montanhosa. As montanhas são muito pertas da costa, especialmente na parte central, enquanto nas partes do sul e do norte a ilha é plana. A ilha atinge sua altura máxima pela montanha Attavyros com 1.216 metros, que está localizada na parte centro-ocidental da ilha.

Rodes era famoso na época clássica para sediar uma das sete maravilhas do mundo: o famoso Colosso de Rodes, uma estátua enorme com 32 metros de altura do deus grego Helios. Não é certo onde esta estátua foi colocada, mas geralmente acredita-se ter sido localizada na entrada do porto de Rodes. Estudos recentes sugerem, que ela estava numa colina com vista para o porto.

Rodes era um centro importante da antiguidade, entrou na esfera do Império Romano e em seguida em 395 na do Império Bizantino. Os Cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém ou Cavaleiros Hospitalários tornaram-se mais tarde os Cavaleiros de Rodes e ocuparam a ilha de Rodes entre 1309-1523 e a transformaram num reduto fortificado.

Em 1523 a ilha foi conquistada pelas tropas de Suleiman, o Magnífico, após 6 meses de cerco e tornou-se parte do Império Otomano. Em 1912 a ilha de Rodes e o resto do Dodecaneso foram ocupados pela Itália como Ilhas Italianas do Egeu, que manteve o controle sobre as ilhas até 1943, quando foram ocupadas por tropas alemãs. Após a Segunda Guerra Mundial as ilhas passaram a fazer parte do Estado grego.

A cidade medieval de Rodes, um dos mais bonitos conjuntos urbanos da arquitetura gótica, é desde 1988 na lista do Património Mundial da UNESCO. Rodes é com a outra grande ilha grega Creta uma das principais áreas turísticas da Grécia. Há praias longas, centros históricos fascinantes como as cidades de Rodes e Lindos e escavações arqueológicas tão interessantes como as de Kameiros, Ialyssos, Lindos e Rodes.

COMO CHEGAR A RODES

VOOS: O aeroporto de Rodes está localizado perto da costa noroeste da ilha. Rodes é um dos aeroportos mais movimentados da Grécia. Existem inúmeras ligações com Atenas e com o resto da Grécia. Há também muitas ligações com as principais nações europeias, que tornam-se mais frequentes nos meses de verão. Entre as companhias aéreas, que têm voos para Rodes há as companhias gregas Aegean Airlines, Olympic Air e Minoan Air. O aeroporto de Rodes é servido por várias companhias aéreas de baixo custo, incluindo: Air Berlin, Condor, EasyJet, Vueling, Transavia e Ryanair.

FERRIES: Rodes é o principal porto do Dodecaneso. A ilha está ligada por ferries diários para o porto de Piraeus. O tempo necessário para a viagem é de 13 horas. Rodes está ligada por ferry regular com todas as principais ilhas do Dodecaneso, com Creta, Salónica, Marmaris (Turquia) e com várias ilhas das Cíclades.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com