Home / Europa / Noruega / Os sítios da UNESCO na Noruega: O património mundial da humanidade na Noruega
Cachoeira Sete Irmãs (De Syv Sostrene), Geirangerfjord (Geirangerfjord), Noruega. Autor e Copyright Marco Ramerini
Cachoeira Sete Irmãs (De Syv Sostrene), Geirangerfjord (Geirangerfjord), Noruega. Autor e Copyright Marco Ramerini

Os sítios da UNESCO na Noruega: O património mundial da humanidade na Noruega

A Noruega é um país onde a beleza da natureza predomina, mas o país tem também aspectos culturais interessantes. Estes aspectos são pouco conhecidos para a maioria dos turistas, que chegam ao país, mas uma visita aos sete locais, que a UNESCO incluiu na lista do Património Mundial, permite realizar a herança cultural importante da Noruega. Dos sete locais da UNESCO seis são sítios culturais e um é um sítio natural.

Estes são os sítios do Patrimônio Mundial da Noruega: O Bryggen (zona histórica da cidade de Bergen), a Igreja de Urnes (Urnes stavkirke), a cidade mineira de Røros, as pinturas rupestres de Alta, o Vegaøyan (arquipélago das Ilhas Vega), o Arco Geodésico de Struve, os Fjordes ocidentais da Noruega, tratando-se do Fiorde de Geiranger e de Nærøyfjord.

Geirangerfjord, Noruega. Autor e Copyright Marco Ramerini

Geirangerfjord, Noruega. Autor Marco Ramerini

Dois dos mais belos fiordes da Noruega estão na lista, embora provavelmente muitos outros merecem ser incluídos na lista da UNESCO também. Estes são o Geirangerfjord e o Nærøyfjord. Interessante é também a paisagem cultural de Vegaøyan, o arquipélago das Ilhas Vega, localizado ao sul do Círculo Polar Ártico. As ilhas do arquipélago e as vilas são um exemplo significativo de adaptação do homem ao clima inóspito da região Polar.

Entre os sítios artísticos são no sul da Noruega a bela igreja de madeira de Urnes, que data do século XII, que é a igreja mais antiga da Noruega e o protótipo das chamadas “stavkirke”, igrejas de madeira medievais da Noruega. Um outro sítio da UNESCO muito pitoresco é o antigo porto da cidade de Bergen, o Bryggen, feito de casas de madeira coloridas com vista para a antiga cidade portuária.

Bryggen, Bergen, Noruega. Autor e Copyright Marco Ramerini,,

Bryggen, Bergen, Noruega. Autor e Copyright Marco Ramerini,,

O sítio de Alta no norte da Noruega é bastante famoso por suas gravuras rupestres pré-históricas. Foram encontradas mais de 6.000, datadas entre 4200 a.C. e 500 a.C.

Outro sítio da UNESCO muito interessante é a vila mineira de Røros, localizada no centro-sul da Noruega perto da fronteira com a Suécia. Desde o século XVII é extraído aqui o cobre. Hoje a vila tem inúmeros edifícios de madeira, que datam dos séculos XVII e XVIII

O sítio da UNESCO menos interessante do país é provavelmente o Arco Geodésico de Struve, uma série de pontos de triangulação, usados no século XIX para o cálculo das medidas da Terra: 34 pontos dos originais 265 estão incluídos na lista da UNESCO. Eles são encontrados em dez diferentes países, dos quais quatro pontos existem na Noruega.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com