Home / Europa / Noruega / Fiordes da Noruega: antigos vales glaciais cobertos pelo mar
Cachoeira Friaren (Friarfossen), Geirangerfjord, Noruega. Autor e Copyright Marco Ramerini
Cachoeira Friaren (Friarfossen), Geirangerfjord, Noruega. Autor e Copyright Marco Ramerini

Fiordes da Noruega: antigos vales glaciais cobertos pelo mar

Os fiordes, juntamente com as ilhas, são a principal característica da costa norueguesa. Eles estão localizados ao longo de mais de três mil quilómetros de litoral do país. Os fiordes ocupam vales modelados por antigos glaciares, agora desaparecidos. Estes vales com descongelamento do gelo foram preenchidos pela água do mar. Os fiordes tém paredes verticais espetaculares e tém uma profundidade, que pode chegar a várias centenas de metros.

Os fiordes são entradas longas e estreitas com encostas íngremes em forma de U, formados devido à erosão causada por glaciares, o tipo de erosão, que resultou na formação dos fiordes. A erosão é abrasiva. O glaciar com o seu peso e o seu movimento descendente tem esculpido um vale profundo e então no final da Idade do Gelo com o recuo do gelo o vale foi invadido pela água do mar causando a paisagem espetacular, que pode ver hoje nos fiordes da Noruega. Os fiordes são muito profundos, algumas mais profundos de 1.000 metros. A maioria foi formada durante a última grande glaciação, ocorrida há entre 25.000 e 10.000 anos.

Cachoeira Sete Irmãs (De Syv Sostrene), Geirangerfjord (Geirangerfjord), Noruega. Autor e Copyright Marco Ramerini

Cachoeira Sete Irmãs (De Syv Sostrene), Geirangerfjord (Geirangerfjord), Noruega. Autor e Copyright Marco Ramerini

Os fiordes, cujo nome vem da palavra norueguesa ‘fjord’, existem praticamente ao longo de toda a costa da Noruega, mas a área onde eles são mais espetaculares é a parte da costa sudoeste do país, que inclui as quatro regiões de Rogaland, Hordaland, Sogn e Fjordane e Møre e Romsdal.

Dois fiordes noruegueses, o Nærøyfjord e o Geirangerfjord, foram incluídos por sua beleza na lista do Património Mundial da UNESCO. O maior fiorde da Noruega é o Sognefjord com 203 km de comprimento e o segundo maior fiorde do mundo após do Scoresby Sund da Gronelândia com 350 km de comprimento. A Noruega tem também o terceiro maior fiorde do mundo, o Hardangerfjord com 179 km de comprimento, e o segundo mais profundo fiorde do mundo, o Sognefjord com 1.308 metros de profundidade.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com