Home / Ásia / China / A China: o país mais populoso do mundo
Grande Muralha da China, China. Autor Bjoern Kriewald. No Copyright
Grande Muralha da China, China. Autor Bjoern Kriewald

A China: o país mais populoso do mundo

A China (Zhonghuá Rénmin Gònghéguó/República Popular da China) é o terceiro país do mundo em superfície depois da Federação Russa e do Canadá. Com 20% dos habitantes do planeta Terra é o país mais populoso do mundo. A República Popular da China é dividida em 22 províncias (Anhui, Fujian, Gansu, Guangdong, Guizhou, Hainan, Hebei, Heilongjiang, Henan, Hubei, Hunan, Jiangsu, Jiangxi, Jilin, Liaoning, Qinghai, Shaanxi, Shandong, Shanxi, Sichuan, Yunnan, Zhejiang), cinco regiões autónomas (Guangxi, Mongólia Interior, Ningxia, Xinjiang e Tibete), 4 municípios, que sao Pequim (Beijing), Tientsin (Tianjin), Xangai e Chongqing, e duas regiões administrativas especiais (Honguecongue e Macau ). A China controla também algumas das ilhas Spratly entre o Vietname, a ilha de Bornéu e as Filipinas.

O país é banhado para o leste pelo Mar Amarelo e pelo Mar da China Oriental e para o sudeste pelo Mar da China do Sul. No norte faz fronteira com a Mongólia e a Federação Russa, no nordeste com a Coreia do Norte, ao sul com o Vietname, o Laos, o Myanmar/Birmânia e a Índia, a sudoeste com o Butão, o Nepal e a Índia, a oeste com o Paquistão, o Afeganistão e o Tajiquistão e no noroeste com o Quirguistão e o Cazaquistão.

Entre as cidades mais importantes da China além da capital Pequim encontramos, Xangai, a maior cidade do país, Guangzhou, Chengdu, Chongqing, Harbin, Kunming, Tianjin, Wuhan, Lanzhou, Nanjing, Shenyang e Zhengzhou.

Mapa da China

Mapa da China

Geograficamente o território chinês é vasto e variado. Mais de 40% do país é composto de montanhas e planaltos com mais de 2.000 metros de altura.

Vastas áreas de baixa altitude estendem-se na parte leste do país, onde fluem os rios chineses mais importantes e onde concentra-se a maioria da população. Estas áreas constituem 12% da área do país.

A economia chinesa é uma das economias em crescimento mais rápido durante os últimos anos. A China é hoje o maior poder da Ásia e uma das principais potências económicas do mundo.

A agricultura chinesa produz grandes quantidades de cereais (arroz, trigo, milho, centeio, cevada, sorgo e milhete), de batatas, de mandioca, de soja, de tomates, de cana-de-açúcar, de tabaco, de algodão, de maçãs, de pêras, de pêssegos, de laranjas, de bananas , de limões e de chá.

Li River, Guilin, China. Autor Charlie Fong. No Copyright

Rio Li, Guilin, China. Autor Charlie Fong. No Copyright

Entre os produtos dos quais a China é o principal cultivador do mundo há: o arroz, o trigo, o algodão e a seda natural. Recursos importantes são a pecuária (bovinos, suínos, ovinos, caprinos e a sericicultura), a pesca – a China sendo o maior capturador de peixe do mundo – e a silvicultura. Peixe e arroz são o alimento básico dos chineses.

Os recursos minerais são consideráveis ​​e variados da China. As áreas mais ricas são o sul da Manchúria e as áreas montanhosas do sul do país. Entre os produtos do subsolo, dos quais a China é o primeiro extraidor mundial há: carvão, estanho, antimônio, tungstênio e ferro. Outras importantes matérias-primas extratas são: petróleo, gás natural, urânio, hematita, alumínio, bauxita, magnesita, sal, talco, mica, quartzo, molibdênio, mercúrio, manganês, chumbo, zinco, cobre e sílica. Quanto à indústria são altamente desenvolvidas as indústrias têxtil, química, de siderurgia, petroquímica, metalúrgica, mecânica e de alimentos. O turismo é um outro ramo florescente.

China Oriental

– China Ocidental

China clima: quando ir para a China.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 9.596.960 km²: área arável 10%, prados e pastagens 41,7%, florestas e arbustos 13,6%, terra inculta e improdutiva 34,7%
  • População: 1.353.000.000 (dados de 2012) – han 91,9%, zhuang 1,2%, manchu 0,7%, hui 0,7% miao 0,6%, uyghur 0,6%, yi 0,6%, tujia 0,4%, mongolos 0,4%, tibetanos 0,4%, buyi 0,2%, e coreanos 0,1%. 56 grupos étnicos distintos são reconhecidos.
  • Capital: Pequim (Beijing).
  • Língua oficial: A língua oficial é o chinês mandarim 65%. Outras línguas faladas são: wu 7%, min 5%, yue 5%, xiang 3%, hakka 2%, gan 1%.
  • Religião: confissão budista 50%, taoista 30%, cristã 4%, muçulmana 2%
  • Moeda: Renminbi/Yuan) (CNY)
  • Fuso horário: UTC+8 horas.
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem