Home / Europa / Suíça / São Maurício/St. Moritz: uma das estâncias de férias de verão e de desporto de inverno mais populares dos Alpes
St. Moritz, Grisões, Suíça. Autore e Copyright Marco Ramerini
São Moritz (St. Moritz), Grisões, Suíça. Autor Marco Ramerini

São Maurício/St. Moritz: uma das estâncias de férias de verão e de desporto de inverno mais populares dos Alpes

São Maurício/St. Moritz é provavelmente a mais famosa e a mais elegante estância de férias da Suíça. A cidade situa-se na Alta Engadina no Cantão dos Grisões na Suíça do sudeste perto da fronteira com a Itália e está localizada ao longo do belo lago do mesmo nome (Lago St. Moritz) a mais de 1.800 metros de altura acima do nível do mar. São Maurício/St. Moritz está situada numa bela paisagem, rodeada pelos Alpes. O Piz Bernina com 4.049 metros é a mais alta montanha dos Alpes orientais. Nos arredores de São Maurício/Sankt Moritz estende-se o vale Engadina com os lagos de Sils, Silvaplana e Champfèr.

Centro de turismo de verão e de desporto de inverno, mundialmente famosa, São Maurício/St. Moritz possui mais de 300 dias de sol por ano. A cidade é dividida nas duas aldeias St. Moritz-Dorf com vista para o lago e St. Moritz-Bad, uma estação climática às margens do sudoeste do lago. No centro pedonal de St. Moritz-Dorf fica a câmara municipal (Rathaus) e a antiga igreja protestante (Protestantische Kirche) do final do século XVIII. Não muito longe está o Schiefer Turm, uma antiga torre sineira do século XIII da Igreja de São Maurício.

Entre os museus para visitar o Museu da Engadina (Engadiner Museum) é dedicado às tradições, ao folclore e ao artesanato da Engadina. São Maurício/St. Moritz abriga também o Museu Segantini, dedicado a Giovanni Segantini, um pintor italiano, um dos maiores expoentes do divisionismo italiano, que viveu em São Maurício/St. Moritz nos últimos anos de sua vida.

DESPORTO DE INVERNO EM SÃO MAURÍCIO/ST. MORITZ

Geleira Diavolezza, Grisões, Suíça. Autor e Copyright Marco Ramerini

Geleira Diavolezza, Grisões, Suíça. Autor e Copyright Marco Ramerini

A área de esqui de São Maurício/St. Moritz, formada pelos quatro principais áreas de esqui de Corviglia/Piz Nair, Corvatsch, Diavolezza/Lagalb e Zuoz e cinco pequenas áreas de esqui Languard em Pontresina, Provulèr em Celerina, Cristins em Silvaplana, Müsella em La Punt e Bügls em Schanf, está localizada entre uma altitude de 1.800 metros (São Maurício/St. Moritz) e 3.303 metros (Corvatsch) e inclui 350 km de pistas de esqui, 180 km de esqui de fundo e é servida por 54 elevadores. Corvatsch é a mais alta estação de montanha dos Alpes orientais.

PARA OS ESQUIADORES

São Maurício/St. Moritz

– Altitude: 1.800 metros (São Maurício/St. Moritz) – 3.303 metros

– Elevadores: 54

– Pistas de esqui: 350 km (92 pistas)

Corvatsch: 23 pistas (1 pista de caminhada, 2 azuis, 15 vermelhas, 4 pretas, 1 fora da pista)

Corviglia: 37 pistas (4 pistas de caminhadas, 7 azuis, 17 vermelhas, 7 pretas, 2 fora da pista)

Diavolezza: 13 pistas (3 pistas de caminhadas, 5 vermelhas, 4 pretas, 1 fora da pista)

Maloja: 1 pista (1 pista de caminhada)

Pontresina: 2 pistas (2 azuis)

Lago da geleira Diavolezza, Grisões, Suíça. Autor e Copyright Marco Ramerini

Lago da geleira Diavolezza, Grisões, Suíça. Autor e Copyright Marco Ramerini

Samedan: 2 pistas (2 pistas de caminhadas)

LaPunt: 1 pista (1 azul)

Zuoz: 11 pistas (1 pista de caminhada, 6 azuis, 2 vermelhas, 2 pretas)

Schanf: 1 pista (1 azul)

Muottas Muragl: 1 pista (1 pista de caminhada)

– Pistas de esqui de fundo: 180 km

– Pistas de patinação, algumas iluminadas, Pista Bob, pista de tobogã, Curling (São Maurício/St. Moritz, Celerina, Samedan, Silvaplana, Sils, La Punt)

– Trilhas para caminhadas de inverno: 150 km

PASSEIOS, CAMINHADAS, CAMINHOS DE BICICLETA E MOUNTAIN BIKE EM SÃO MAURÍCIO/ST. MORITZ

Lago de Silvaplana, Grisões, Suíça. Autor e Copyright Marco Ramerini

Lago de Silvaplana, Grisões, Suíça. Autor e Copyright Marco Ramerini

A possibilidade de caminhadas e passeios pedestres em torno de São Maurício/St. Moritz são virtualmente ilimitada. Três picos em torno de 3.000 metros são facilmente acessíveis através teleféricos convenientes. Eles são o Piz Nair com 3.057 metros, o Corvatsch com 3.451 metros e o Diavolezza com 2.978 metros. Mas muitos outros pontos são servidos pelos 13 elevadores de esqui da área, incluindo a Chantarella com 2.005 metros, a Corviglia com 2.486 metros, o Signal e o Muottas Muragl com 2.454 metros.

Uma vez na altitude tem à sua disposição inúmeras trilhas cênicas. As mais pitorescas, que começam em Muottas Muragl, oferecem uma vista espectacular sobre todo o vale da Engadina Superior e os seus lagos. Entre as atrações do Corvatsch há uma caverna de gelo, seguida de diferentes trilhas através das paisagens típicas de alta altitude da Suíça de lagos e pastagens. Algo especial é a Estrada Gastronómica de duração variável entre 90 minutos e 4 horas, que sempre leva a um ponto de conforto, onde pode saborear as especialidades da gastronomia local. Os caminhos para crianças e famílias são muitos.

Há cerca de 400 km de rotas para bicicleta e bicicleta de montanha, disponíveis em São Maurício/St. Moritz. Há caminhos com todos os níveis de dificuldade, que irão satisfazer todos os adeptos.

Graças à presença de numerosos lagos pode desfrutar de desportos aquáticos como vela, windsurf, andar de barco no rio Inn e pesca. —– São Maurício/St. Moritz é também famoso pelo golf, possuindo cinco campos de golfe com um total de 60 buracos.

São Maurício/St. Moritz fica também a uma curta distância de carro do Parque Nacional da Suíça: Um paraíso de flora e fauna alpina, que abrange 172 quilómetros quadrados entre a Alta e a Baixa Engadina, onde existem mais de 80 km de trilhas demarcadas esperando para o turista.

São Moritz (St. Moritz), Grisões, Suíça. Autor Marco Ramerini

São Moritz (St. Moritz), Grisões, Suíça. Autor Marco Ramerini

PARA OS CAMINHANTES

Caminhadas

– Trilhas: 580 quilómetros de trilhas demarcadas

– 9 trilhas passáveis com cadeira de rodas

Bicicletas

– Rotas de ciclismo/de mountain bike: 400 km

COMBOIOS

– Ferrovia Retica (Bernina Express): Um ousado caminho de ferro, que atravessa uma deslumbrante paisagem alpina, cujo trato (Albula/Bernina) entre Thusis e Tirano foi classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

PARA AS CRIANÇAS

Caminhadas

– Trilha Schellenursli: Schellenursli (Ursin) é um dos contos de fadas mais populares da Suíça. Ao longo duma trilha de 1,5 km (45 minutos de viagem com uma criança, também adequada para carrinhos de bebé), a trilha Schellenursli, que começa a partir do Hotel Salastrains em São Maurício/St. Moritz ao longo da via Tinus. Ao longo do caminho alguns painéis ilustram a história de Schellenursli até a cabana de madeira, onde foi feito o filme Heidi. A partir daí pode continuar o caminho das flores de Heidi (1 km), onde pode ver mais de 200 espécies de flores alpinas, que florescem entre junho e outubro.

– Trilha de conto de fadas Val di Bever: Um caminho, que começa a partir da aldeia de Bever e atinge Spinas ao longo do rio, onde encontram-se os painéis, que descrevem em vários idiomas alguns contos de fadas da Engadina.

– Trilha de conto de fadas Marguns – Celerina: Uma trilha, que leva a três formações rochosas, chamadas as três flores mágicas (Trais Fluors). Ao longo do caminho há onze mesas ilustradas, que contam a história de flores mágicas. A rota pode ser percorrida por cadeira de rodas e é realizada facilmente em 90 minutos.

– Trilhas «Cià c’am va»: Trilhas curtas para crianças para ir com a cadeira de rodas ou a pé, que convidam a observar a natureza do Vale Bregaglia.

ALOJAMENTO EM SÃO MAURÍCIO/ST. MORITZ

São Maurício/St. Moritz tem uma série de alternativas para a estadia, que vão desde os hoteis alpinos clássicos aos centros de estância de férias com sauna e massagem, a pequena cama com o pequeno-almoço para as casas e apartamentos de qualquer tamanho e forma. Certamente vai encontrar a oferta certa para o seu inverno ou para o seu fim de semana.

COMO CHEGAR A SÃO MAURÍCIO/ST. MORITZ

Carro: São Maurício/St. Moritz está bem conectada com a rede rodoviária suíça. São Maurício/St. Moritz está localizada a 40 km da fronteira italiana de Chiavenna e é facilmente acessível a partir de Milão com a estrada SS36 de Lecco e Chiavenna e a partir daí continuar ao longo da estrada SS37/3 atravessando o Vale Bregaglia até São Maurício/St. Moritz. Outro caminho para quem vem da Itália é através de Poschiavo e do Passo de Bernina. São Maurício/St. Moritz fica a apenas 50 km da fronteira italiana em Tirano.

Comboio: São Maurício/St. Moritz está bem conectado com a rede ferroviária suíça. A estação do caminho de ferro de São Maurício/St. Moritz com 1775 m de altitude está localizada ao longo das ferrovias Albula e Bernina. Da Itália é possível chegar a São Maurício/St. Moritz de comboio via Milão, Colico, Chiavenna e de lá com um serviço de autocarro chegar a São Maurício/St. Moritz, levando 5 horas. Outra alternativa é a ferrovia de Bernina (Bernina Express), que liga Chur (Coira) na Suíça com Tirano na Itália e que pára também na estação de São Maurício/St. Moritz. Esta rota é muito interessante do ponto de vista de paisagem e a beleza da paisagem atravessada ganhou o reconhecimento da lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO em 2008.

Avião: O aeroporto de Engadin/Samedan (Engadin Airport/Samedan Airport) está localizado a apenas 5 km de São Maurício/St. Moritz. Neste aeroporto não pousam aviões de linha, mas apenas aviões privados.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com