Home / Oceania / Samoa / Samoa: a Polinésia mais autêntica

Samoa: a Polinésia mais autêntica

As ilhas Samoa (Malo Sa’oloto Tuto’atasi o Samoa), anteriormente conhecidas como Samoa Ocidental/Western Samoa, estão localizadas no sul do Pacífico na Polinésia entre as ilhas de Tonga, Samoa Americana, Tokelau e as ilhas Wallis e Futuna. As ilhas, que até 2007 eram uma monarquia constitucional, tornaram-se com a morte do último rei uma república parlamentar.

O Estado é formado pelas duas ilhas principais de Upolu com 1.114 km² e Savai’i com 1.709 km² e por um número de ilhas menores, que as cercam, incluindo aquelas no Estreito de Apolima entre Savai’i e Upolu: As ilhas de Manono, Apolima e Nu’ulopa. Perto da costa sudeste de Upolu existem as ilhas de Aleipata (Nu’utele, Nu’ulua, Namua e Fanuatapu) e Nu’usafe’e.

Todas as ilhas são de origem vulcânica, mas apenas na maior ilha de Savai’i a atividade vulcânica ocorre ainda. Savai’i tem também a montanha mais alta em todo o Estado de Samoa: O Mount Silisili com 1.858 metros. As ilhas são cercadas por recifes de coral e no interior são densamente cobertas de floresta tropical.

A ilha de Upolu, onde fica a capital Apia, é a mais densamente povoada. A ilha é plantada com coqueiros, bananeiras e cacaueiros. O monte Fito – sua montanha mais alta – atinge 1.100 metros de altura.

A economia de Samoa é baseada na agricultura.  São cultivados cacaueiros, bananeiras, coqueiros, inhame, taro e fruta-pão. Outros recursos económicos são a exploração florestal, a pecuária com suínos e bovinos e a pesca.

O turismo tem um potencial enorme para o desenvolvimento graças às tradições intactas dos ilhéus e a beleza das paisagens naturais.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 2.831 km²: terras aráveis 43%, prados e pastagens 1%, florestas 47%, terras incultas e improdutivas 9%
  • População: 194.000 (situação em 2012) – polinésios 92%, euronesianos 7% (descendentes de polinésios, europeus e chineses), europeus 1%
  • Capital: Apia.
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o inglês e o samoano.
  • Religião: Cristandade 98% – congregacionalistas 35%, católicos 20%, mórmons 12%, igreja pentecostal 6%, igreja adventista 3%
  • Moeda: Tala (WST).
  • Fuso horário: UTC+13, no verão UTC+14

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com