Home / Ásia / Turquia / Turquia atrações turísticas: que ver na Turquia

Turquia atrações turísticas: que ver na Turquia

A Turquia é um país situado em dois continentes: Europa e Ásia. Tem sido sempre um ponto de encontro e mesmo um confronto entre culturas difererentes. A cidade mais famosa do país, Istambul, começou como Bizâncio no século VII aC e tornou-se Constantinopla em 330 dC, apenas para ser chamada Istambul desde 1453. É o símbolo da Turquia moderna e uma cidade, onde Oriente e Ocidente encontram-se e misturam-se.

A Turquia tornou-se um dos países mais visitados do mundo para turistas, por suas estações turísticas à beira-mar ao longo do Mar Egeu como Kuşadası, Marmaris e Bodrum e ao longo do Mar Mediterrâneo como Antalia, Finike, Fethiye, Anamur, Silifke e Alanya.

O país é conhecido por seus sítios arqueológicos e históricos. A Turquia, quer dizer a Ásia Menor arqueológica, tem sítios da civilização hitita como a capital Hattusa, mas também sítios quase mitológicos como a antiga cidade de Tróia e as maravilhosas cidades gregas e romanas na costa do Mar Egeu como as ruínas de Éfeso, Pérgamo, Halicarnasso, Didyma, Magnésia, Mileto, Priene, enquanto mais para o interior ficam os sítios arqueológicos de Sardes, Aphrodisias e Hierápolis.

Ao longo da costa sul da Turquia, que tem vista para o Mar Mediterrâneo há outras cidades greco-romanas antigas com vestígios fascinantes arqueológicos tais como Xanthos, Aspendos, Perge, Termessos e Myra. No interior da Anatólia as estátuas fascinantes do templo do rei Antíoco I de Commagene no topo do Monte Nemrut Dağı tém o estatuto dum Patrimônio Mundial da UNESCO. É um dos destinos mais impressionantes da Turquia.

A arte bizantina, que atingiu o seu auge com a Basílica de Santa Sofia em Istambul, é visível em muitos lugares da Turquia como nas igrejas de Binbirkilise na província de Karaman, nas ruínas da cidade de Nicéia, nas paredes de Diyarbakir, nas igrejas de Trebisonda e nas impressionantes igrejas rochosas da Capadócia perto de Göreme, situadas num paisagem pitoresco e único no mundo sendo também um património mundial reconhecido da UNESCO.

A dominação seljúcida com os palácios e mesquitas de Konya e Sivas e em seguida a dominação otomana mais recente e mais profunda deixou marcas importantes em quase todas as cidades da Turquia. Trata-se sobretudo de Istambul com a Mesquita suleimana (Süleymaniye Camii), a Mesquita Azul (Sultanahmet Camii), o Palácio de Topkapi e a Mesquita Sehzade (Şehzade Camii) e também das cidades como Edirne com a Mesquita Selimiye (Selimiye Camii), a Grande Mesquita e o Hospital de Divriği, das mesquitas da cidade de Bursa e dos edifícios da cidade de Safranbolu. Os otomanos deixaram vários edifícios como caravanserais, bazares e banhos, que marcaram o modo da vida turca.

A Turquia tem também uma paisagem natural rica e variada como a paisagem natural das montanhas de Taurus e o planalto da Anatólia com maravilhas muitas vezes únicas do mundo como as formações rochosas da Capadócia, os terraços de pedra calcária de Pamukkale, o belo lago de Van com seus picos vulcânicos e o Monte Ararat, onde segundo a lenda a arca de Noé pousou.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

Booking.com