Home / Europa / França / Les Invalides, Paris: o túmulo de Napoleão Bonaparte

Les Invalides, Paris: o túmulo de Napoleão Bonaparte

O Hôtel des Invalides é um grande complexo de edifícios, construídos entre 1671 e 1676 sob o comando de Louis XIV para abrigar soldados feridos de seu exército.

O edifício, que foi projetado e construído pelo arquiteto Libéral Bruant, é um enorme complexo com uma fachada de 196 metros de comprimento, 15 pátios e algumas capelas interessantes, incluindo a Eglise Saint-Louis des Invalides de 1679, construido pelo arquiteto Jules Hardouin Mansart segundo o projeto de Bruant, e a Église du Dôme de 1706-1708, um trabalho de Mansart, construído como uma capela real de Louis XIV com uma cúpula dourada, que toma as formas da cúpula de São Pedro em Roma, e que hoje abriga no interior o túmulo de Napoleão I.

Ainda hoje uma parte do edifício do Hôtel des Invalides tem mantido a sua função original de abrigo para os soldados feridos, mas além do túmulo de Napoleão I, existem outros túmulos como os do filho de Napoleão I, François Bonaparte (Napoleão II), de Joseph e Jerôme Bonaparte (irmãos de Napoleão I), o mariscal de Turenne, o oficial do gênio Rouget de Lisle, autor da Marselhesa, o hino francês.

Outra razão importante para uma visita ao Hôtel des Invalides é a presença do importante Musée de l’Armée (Museu Militar do Exército), que abriga armas e troféus da história da França e da pré-história da Segunda Guerra Mundial.

O museu é dividido em várias seções: Armes et Armures Anciennes (desde o Paleolítico até meados do século XVII), Département Moderne (1648-1792), Département Moderne (1792-1871), Département des deux Guerres Mondiales (1871-1945), Département Artillerie, Département Emblèmes (emblemas), les collections de figurines historiques (coleção de figuras históricas), Département des peintures et sculptures (pinturas e esculturas) e o gabinete de gravuras, desenhos e fotografias.

Outros museus notáveis, sempre no Hôtel des Invalides, são: o Musée des Plans-Reliefs, uma interessante coleção de modelos em relevo de fortalezas, cidades e aspectos naturais e paisagísticos, que datam do século XVII ao século XIX, e o Musée de l’Ordre de la Libération, dedicado à resistência contra os alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

No norte do edifício há um grande espaço aberto: A Esplanade des Invalides e grandes jardins, onde ficam as embaixadas da Áustria e da Finlândia e o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Les Invalides são um dos maiores espaços livres de edifícios localizados em Paris. No leste encontra-se o Museu Rodin, que abriga obras do escultor francês Auguste Rodin e de Camille Claudel e pinturas de Vincent van Gogh e de Pierre-Auguste Renoir.

COMO CHEGAR: Para chegar ao Hôtel des Invalides pode sair nas estações de Métro Invalides, La Tour-Maubourg e Varenne.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com