Home / Ásia / Omã / Omã: fortes, paisagens naturais e tradições

Omã: fortes, paisagens naturais e tradições

Omã (Saltanat ‘Omān) é um sultanato localizado no sudeste da Península Arábica com Mascate (Muscat) como capital e é limitado a noroeste pelos Emiratos Árabes Unidos, a oeste pela Arábia Saudita, ao sul-oeste pelo Iêmen e é banhado pelo Golfo de Omã e o Mar Arábico.

O território do Estado inclui também a ponta norte da península de Musandam com vista para o Estreito de Ormuz, separada geograficamente do resto do país, e o exclave de Madha, localizado dentro do território dos Emiratos Árabes Unidos.

Ao longo do Golfo de Omã fica a planície estreita e fértil costeira de al-Batinah, onde há as grandes cidades do país: Mascate (Muscat), Matara (Matrah) e Sur. Por trás dessa planície sobem as montanhas de Jabal Al Akhdar com a montanha mais alta do país: o Jabal Ash Sham com 3.035 metros.

Para o sul e sudoeste da região estende-se uma grande área de deserto plano, que cobre a maior parte de Omã, formado pelas extensões áridas de areia, que a oeste estendem-se para a depressão do deserto de Rub’ al Khali. No sudoeste na fronteira com o Iêmen encontra-se a região montanhosa de Dhofar (ou Zufar).

A economia de Omã é baseada principalmente na exploração de petróleo e gás natural e em menor medida nas minas de cobre, cromita, ouro e prata. A pesca (sardinha, ostras) e a pecuária (ovelhas, cabras, gado e camelos) são importantes. A agricultura é praticada nos oásis (tamareiras, cereais como sorgo, milheto e cevada, frutas e tabaco).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 309.500 km²: Área arável 2%, prados e pastagens 5%, florestas e arbustos 0%, terra inculta e improdutiva 93%
  • População: 3.204.000 (dados de 2006)
  • Capital: Mascate.
  • Língua oficial: A língua oficial é o árabe.
  • Religião: muçulmana 97% (ibadita 55%, sunita 38%, xiita 4%), hindu 2%.
  • Moeda: Rial (OMR)
  • Fuso horário: UTC+4 horas.