Home / Europa / França / Lião/Lyon: a antiga capital da Gália romana, uma das cidades francesas mais importantes

Lião/Lyon: a antiga capital da Gália romana, uma das cidades francesas mais importantes

Lião/Lyon é uma cidade importante da França, que está localizada na confluência dos rios Ródano e Saône entre o Maciço Central e os Alpes. A capital de Ródano-Alpes é a maior área urbana do país pela população depois de Paris. A cidade tem 470.000 habitantes. Com a aglomeração urbana há mais de 1,8 milhões.

A cidade foi fundada em 43 a.C. pelos romanos sob o nome de Lugdunum, tornando-se a cidade mais importante e mais rica da Gália. Dois imperadores romanos nasceram em Lião: Cláudio – o primeiro imperador romano nascido fora da Itália – e Caracalla, que nasceu em Lião em 188 d.C. Era o filho do governador romano da Gália. A cidade era o centro administrativo da província da Gália Lugdunensis.

Lião foi a sede dum arcebispado, que tinha o título de primaz das Gálias. Na Idade Média era a capital do reino da Provença. No século XIV Lião tornou-se parte do Reino da França. Desde a Idade Média Lião tornou-se uma importante cidade comercial e um dos principais centros financeiros. Essa importância permaneceu entre a Renascença e o final do século XIX. A prosperidade económica da cidade foi principalmente causada pela produção de seda e têxteis. Historicamente a cidade está intimamente ligada aos canuts ou seja os tecelões de seda. Durante a Revolução Industrial o seu comércio foi a força económica motriz, que levou ao desenvolvimento da cidade na época.

Lião é agora conhecida pelo seu património histórico e arquitectónico. Em 1998 foi incluída na lista da UNESCO do Património da Humanidade. A cidade é rica em ruínas romanas e arquitetura medieval, renascentista e moderna. Os bairros da velha Lião (Vieux-Lyon), a colina de Fourvière, a Presqu’île e Croix-Rousse fazem parte do Património Mundial da UNESCO. Entre os muitos locais de culto importantes na cidade há: A Catedral (Primatiale Saint-Jean-Baptiste-et-Saint-Etienne), construída entre o décimo-segundo e o décimo-quinto século no estilo romano-gótico, e a Basílica de Notre-Dame de Fourvière do final do século XIX, que são marcos da cidade.

Lião é o lar de dezenas de museus. Entre os mais interessantes são: O Museu de Belas Artes (Musée des Beaux-Arts de Lyon), que apresenta uma das maiores coleções de pinturas francesas, superado apenas pelo Louvre em Paris. O Museu Arqueológico (Musée gallo-romain de Fourvière) é dedicado à arqueologia e à história romana de Lião. Depois há museus dedicados à impressão (Musée de l’Imprimerie), à história do tecido (Musée des Tissus et des Arts Décoratifs), à África e às culturas africanas (Musée africain de Lyon), à história de Lião (Musées Gadagne) e às marionetas (Musées Gadagne). O novo Musée des Confluences é um museu dedicado à ciência natural e à sociedade. A cidade tem também um importante museu de arte contemporánea (Musée d’art contemporain de Lyon) e um grande número de galerias de arte.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com