Home / Europa / França / Annecy: a Veneza dos Alpes

Annecy: a Veneza dos Alpes

Annecy com 50.000 habitantes é uma bela cidade da França alpina no departamento da Alta Sabóia na região de Ródano-Alpes não longe da fronteira com a Suíça e a Itália. A cidade está localizada a 450 metros acima do nível do mar ao longo da margem norte do lago homônimo (Lac d’Annecy) de 28 quilómetros quadrados de origem glacial.

A cidade desenvolveu-se a partir da Idade Média, quando tornou-se a residência do Conde de Genebra. De 1401 até a unificação da Itália fez parte do Reino de Sabóia. Em 1860 toda a Sabóia foi cedida à França. Annecy é hoje um destino turístico importante por causa da beleza do lago e da sua proximidade dos Alpes. Muito interessante é a cidade velha – a Vieille Ville – com suas ruas estreitas e arcadas, que datam do século XVII.

O centro da vida comercial e política de Annecy é a parte medieval da cidade. É atravessada por inúmeros canais e ruas pedestres com arcadas. A cidade tradicional de Annecy é pontilhada com muitos belos edifícios, belas praças e muitas fontes.

Entre os edifícios mais interessantes são o Castelo de Annecy (Chateau d’Annecy), que domina a cidade. Foi construído entre o décimo-segundo e o décimo-sexto século. Neste castelo viveram os condes de Genebra e os Duques de Genevois-Nemours, o ramo cadete da Casa de Sabóia. Hoje o castelo de Annecy abriga um museu (Musée d’art contemporain et d’art régional d’Annecy).

O Palais de l’Isle é um marco em Annecy, localizado na cidade velha de Annecy ao longo do canal Thiou. —- Foi construído no século XII e durante séculos teve várias funções, tais como a sede do senhor da cidade, a sede da administração, a Casa da Moeda, a sede de justiça e a prisão. Agora abriga o Centro de Interpretação Arquitetónica e do Patrimônio (Centre d’Interprétation de l’Architecture et du Patrimoine de l’agglomération d’Annecy). Outro edifício histórico na cidade é o Château de Novel, construído na Idade Média no século XII no sopé da colina de Annecy-le-Vieux.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com