Home / Ásia / Geórgia / A Geórgia: as montanhas do Cáucaso e o Mar Negro
Svaneti, Geórgia. Autor T Dept. No Copyright
Svaneti, Geórgia. Autor T Dept

A Geórgia: as montanhas do Cáucaso e o Mar Negro

A Georgia (Sakartvelos Respublika) é uma república presidencial localizada na região do Cáucaso entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, limitada a norte pela Federação Russa, a leste pelo Azerbaijão, a sul pela Arménia e a Turquia e a oeste pelo Mar Negro. A capital do Estado é a cidade de Tbilisi. As outras cidades importantes são Kutaisi, Rustavi e Batumi. Fazem parte do território georgiano também as repúblicas autónomas de Abkházia e Ajara e a província autónoma da Ossétia do Sul.

Localizado ao sul do Cáucaso, o território georgiano é em grande parte montanhoso. Ao norte a fronteira com a Rússia é delimitada pelo maciço montanhoso do Grande Cáucaso, que em território georgiano ultrapassa os 5.000 metros de altura: O Monte Shkhara com 5.201 metros é a montanha mais alta da Georgia.

Ao sul do Grande Cáucaso ficam os vales dos rios Kura para o leste e do Rioni para o oeste, deságuando no Mar Negro, formando a planície costeira da Cólquida (Kolkhet’is Dablobi). A fronteira sul do país com a Turquia e a Arménia é delimitada pelo maciço montanhoso do Cáucaso Menor, cujos picos não ultrapassam os 3.500 metros.

Mapa da Geórgia

Mapa da Geórgia

A economia da Geórgia é baseada na agricultura com frutas cítricas, chá, uvas, fruta, tabaco e cereais. São importantes também a sericicultura e a pecuária com bovinos e ovinos. Relevante é a exploração das florestas e do subsolo com manganês, carvão, petróleo, chumbo, zinco, ferro, cobre e lenhite.

Entre as indústrias são desenvolvidas a da siderúrgia, mecânica, química, petroquímica, da madeira e a de transformação de produtos agrícolas. O turismo na costa do Mar Negro forma um importante recurso económico, mas os conflitos internos e as tensões étnicas reduziram a sua importância.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 69.700 km²: Área arável 16%, prados e pastagens 24%, florestas e arbustos 33%, terra inculta e improdutiva 27%
  • População: 4.600.000 (dados de 2005) – georgianos 72%, russos 15%, azeris 7%, arménios 6%
  • Capital: Tbilisi.
  • Língua oficial: A língua oficial é o georgiano. Na República Autónoma da Abecásia o abecásio é a língua oficial. A língua russa é conhecida.
  • Religião: cristã ortodoxa 82%, muçulmana 10%, cristã arménia 4%, cristã católica 1%.
  • Moeda: Lari (GEL)
  • Fuso horário: UTC+4 horas

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem