Home / Oceania / Tokelau / Ilhas Tokelau: atóis nos mares de Samoa

Ilhas Tokelau: atóis nos mares de Samoa

As Ilhas Tokelau, anteriormente conhecidas como as Ilhas da União, são um grupo de três atóis de corais, localizados ao norte de Samoa e ao sul de Kiribati a 10° ao sul do Equador. Tokelau é um território dependente da Nova Zelândia e associado à Comunidade Britânica. As ilhas estão localizadas a 500 km ao norte de Samoa. Os atóis de Tokelau foram colonizados há 1.000 anos duma população de origem polinésia. O primeiro europeu a visitar Tokelau foi o explorador britânico John Byron, que descobriu o atol de Atafu em 1765.

O arquipélago é formado pelos três atóis de Fakaofo com 2,63 km², Nukunonu com 5,46 km² e Atafu com 2,03 km². As ilhas são habitadas por uma população de origem polinésia. Nestas ilhas a população mantém quase intactos os antigos costumes e hábitos. As Ilhas Tokelau encontram-se entre as ilhas menos visitadas do Oceano Pacífico. Não existe um aeroporto e a única maneira de alcançá-las é o ferry, que algumas vezes por mês conecta as ilhas com o porto de Apia em Samoa.

A economia local é baseada na pesca, no artesanato e na agricultura. Os principais produtos de exportação são copra e têxteis. A emissão de selos é também importante. As ilhas sobrevivem graças aos subsídios da Nova Zelândia. As ilhas Tokelau têm sido o primeiro país do mundo a utilizar exclusivamente energia renovável, em especial energia solar.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 10 km²
  • População: 1.450 (situação em 2007) – polinésios 100%
  • Capital: Não existe uma capital.  Cada atol tem o seu próprio centro administrativo.
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o inglês e o toquelauno.
  • Religião: Cristandade 100% – congregacionalistas 62% e católicos 34%. Na ilha de Atafu quase todos os habitantes são membros da Igreja Congregacional de Samoa (Congregational Christian Church of Samoa). Na ilha de Nukunonu os habitantes são quase todos católicos. Na ilha de Fakaofo os habitantes são crentes de ambas as religiões, mas com uma maioria de congregacionalistas.
  • Moeda: Dólar da Nova Zelândia (NZD).
  • Fuso horário: UTC+14.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com