Home / América do Sul / Peru / Cusco: ruínas incas e arquitetura colonial espanhola
Cuzco, Peru. Author and Copyright Nello and Nadia Lubrina
Cuzco, Peru. Author Nello and Nadia Lubrina

Cusco: ruínas incas e arquitetura colonial espanhola

A cidade de Cuzco está localizada a cerca de 3.400 metros acima do nível do mar no meio da Cordilheira dos Andes. A cidade está localizada ao longo do vale da montanha do rio Huatanay num magnífico cenário de montanhas.

Na área de Cuzco viviam as tribos pastorais dos Incas, que fundaram a cidade no século XII. Sob a liderança de Manco Capac os Incas começaram a expandir seu poder e seus territórios alguns anos mais tarde.Cuzco logo tornou-se a capital de seu vasto império, que se estendia até o outro lado da Cordilheira dos Andes, incluindo vastas áreas do atual Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

Cuzco foi a capital do Império Inca entre o século XIII e o ano de 1533, quando os espanhóis ocuparam a cidade e terminaram com a civilização Inca.

Após a ocupação espanhola Cuzco tornou-se o principal centro da colonização ibérica e da propagação do cristianismo no mundo andino. A cidade foi enriquecida por monumentos, igrejas, mosteiros e palácios em estilo colonial espanhol. Ao longo dos anos no entanto Cuzco, que está localizado fora das grandes rotas comerciais do império espanhol, declinou em favor da nova capital Lima.

Fortaleza inca de Sacsayhuamán, Cuzco, Peru. Author and Copyright Nello and Nadia Lubrina

Fortaleza inca de Sacsayhuamán, Cuzco, Peru. Author Nello and Nadia Lubrina

A cidade é um dos destinos turísticos mais visitados do Peru. O seu centro histórico está focado na grande Plaza de Armas. Cuzco mantém uma enorme riqueza de monumentos da época inca como a fortaleza Inca de Sacsayhuaman, as ruínas do palácio dos Incas, o Templo do Sol e o Templo das Virgens do Sol.

Cuzco mantém um legado igualmente importante de edifícios espanhóis da era colonial como a Catedral de Santo Domingo construída entre o século XVI e o século XVII, o convento renascentista de Santo Domingo e a Igreja dos Jesuítas do século XVI. Devido à importância e à beleza dos monumentos espanhóis e inca de Cuzco a cidade foi declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1983.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM CUSCO

Booking.com