Home / Europa / Romênia / Romênia: montanhas, ruínas romanas e praias no Mar Negro

Romênia: montanhas, ruínas romanas e praias no Mar Negro

A Roménia (România) é um país da Europa do Sudeste que tem a distinção de ter uma língua neo-latina. É cercada por países de língua eslava. A Roménia é o único país da Europa do Sudeste que tem mantido uma lingua que tem sua origem na colonização romana da Dácia.

Roménia é agora uma república semi-presidencial, que faz parte da União Europeia desde 2007. A Roménia é um país em grande parte montanhosa. No centro do país são as cadeias de montanhas dos Cárpatos. Mas na sua parte sul é atravessada pelo rio Danúbio, que desemboca no Mar Negro na fronteira com a Ucrânia.

A Roménia ocupa a parte leste da região do Danúbio-Cárpatos. Apenas as regiões do extremo sul e leste são planas. O resto do país, excluindo a área plana ocidental entre as cidades de Arad e Timisoara, consiste das montanhas dos Cárpatos.

Os Cárpatos por sua vez são divididos em Cárpatos Orientais, Cárpatos do Sul e Cárpatos Ocidentais. No centro do país está o planalto da Transilvânia, cercado pelas Montanhas dos Cárpatos. Os Cárpatos Orientais se estendem desde a fronteira norte com a Ucrânia até ao norte de Bucareste. Seu pico mais alto é o Monte Pietrosu com 2.305 metros. Os Cárpatos ocidentais são a menor cordilheira. Estão localizados na parte ocidental da Roménia, que enfrenta a Hungria e a Sérvia.

Os Cárpatos do Sul, chamados também Alpes da Transilvânia, estão localizados ao norte do vale do Danúbio e cruzam o país do oeste a leste. Aqui encontra-se no inacessível Maciço Fagaras (Fagarasului) o Monte Moldoveanu, que alcança os 2.543 metros de altura como o pico mais alto da Roménia.

Ao longo da fronteira com a Sérvia e a Hungria extensas planícies existem que fazem parte da planície panónica. Para o sul encontra-se o vale do Danúbio, onde se estende a planície de Wallachia do tipo de estepes áridas e pelo sudeste encontra-se a Dobruja pantanosa.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 238.391 km²
  • População: 22.303.552: romenos 89,5%, húngaros 6,6%, ciganos 2,5%, ucranianos e russos 0,4%, alemães 0,3%, turcos e tártaros 0,3%, sérvios e eslovacos 0,2. Na Transilvânia e na fronteira com a Hungria existem significativas minorias de húngaros. Há também alemães, judeus e ucranianos.
  • Capital: Bucareste
  • Língua oficial: A língua oficial é o romeno. Existem minorias de fala húngara, ucraniana e alemã.
  • Religião: ortodoxos 86,7%, católicos, luteranos, judeus e muçulmanos.
  • Moeda: Leu (plural Lei)
  • Fuso horário: UTC+2, no verão UTC+3.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com