Home / Ásia / Jordânia / Wadi Rum: paisagens de outro planeta
Um balão de ar quente em Wadi Rum, Jordânia. Credit Jordan Tourism Board
Um balão de ar quente em Wadi Rum, Jordânia. Credit Jordan Tourism Board

Wadi Rum: paisagens de outro planeta

No extremo sul da Jordânia, na fronteira com a Arábia Saudita, a menos de uma hora de carro da cidade de Aqaba no Mar Vermelho e a menos de cem quilômetros de Petra, fica a área de paisagem mais bonita do país, Wadi Rum. A paisagem que caracteriza esta área também se estende além do território jordaniano e também caracteriza o noroeste da Arábia Saudita.

O nome “wadi” indica o leito de um rio seco, típico do ambiente desértico. Este ambiente desértico é famoso por suas paisagens maravilhosas, mas também é conhecido pelos inúmeros testemunhos humanos que o caracterizam. Nesta área, o homem deixou vestígios desde 8.000 anos antes de Cristo. Dezenas de milhares de gravuras rupestres foram encontradas nas rochas da região. A partir do século 4 a.C., a civilização nabateia floresceu nessa área e atingiu seu auge com a construção da maravilhosa cidade de Petra. Mais recentemente, a área foi palco das façanhas de Lawrence da Arábia.

Wadi Rum Rock Bridge, Jordânia. Credit Jordan Tourism Board
Wadi Rum Rock Bridge, Jordânia. Credit Jordan Tourism Board
Jordânia. Credit Jordan Tourism Board
Wadi Rum, Jordânia. Credit Jordan Tourism Board

UM DESERTO DE AREIAS E ROCHAS COLORIDAS

A paisagem é caracterizada por cânions, formações rochosas, dunas de areia e montanhas escarpadas. A montanha mais alta, o Monte Jebel Umm al-Dāmī (1.830 metros), está localizada ao longo da fronteira com a Arábia Saudita. Enquanto no centro de Wadi Rum está o Monte Jebel Rum (1.754 metros).

As cores que caracterizam as rochas e areias deste deserto são únicas. Wadi Rum é um dos destinos turísticos mais populares da Jordânia e atrai numerosos turistas estrangeiros. Aqui é possível pernoitar nos acampamentos beduínos localizados no deserto e admirar o maravilhoso céu estrelado livre de luzes artificiais. As atividades populares para os turistas incluem passeios em 4×4, passeios de camelo, acampamento sob as estrelas, passeios a cavalo e escaladas entre as formações rochosas imponentes.

Esta área da Jordânia costuma ser usada como local de filmagem para vários filmes. Muitos desses filmes são filmes de ficção científica ambientados em Marte. Em 2011, mais de 74.000 hectares da área de Wadi Rum foram incluídos, como um sítio natural e cultural misto, no Patrimônio Mundial da UNESCO.

Wadi Rum visto de cima, Jordânia. Credit Jordan Tourism Board
Wadi Rum visto de cima, Jordânia. Credit Jordan Tourism Board

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com
Um balão de ar quente Jordânia. Credit Jordan Tourism Board
Um balão de ar quente em Wadi Rum, Jordânia. Credit Jordan Tourism Board
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: