Home / Ásia / Israel / Israel: a Terra Santa

Israel: a Terra Santa

Israel (Medinat Yisra’el/Estado de Israel) é a única república parlamentar do Oriente Médio, que é limitada a norte pelo Líbano, no nordeste pela Síria, a leste pela Jordânia e ao sudoeste pelo Egito. A oeste está banhada pelo Mar Mediterrâneo e no extremo sul pelo Golfo de Aqaba, que faz parte do Mar Vermelho. A capital é Jerusalém, mas a ONU reconhece a cidade de Tel Aviv/Telavive como capital do país.

Desde 1967 estão sob administração israelense: Jerusalém Oriental, a Cisjordânia e as Colinas de Golã. O território israelense apresenta no extremo norte as montanhas de Galileia, onde fica o Monte Meron com 1.208 metros, o pico mais alto do país.

Ao sul das montanhas de Galileia estende-se a planície de Esdrelon (Jezreel), uma das regiões mais cultivadas do país. No oeste sobe o Monte Carmel com 525 m e ao sul dele estende-se por mais de 200 km uma faixa costeira plana, que abriga a maioria das cidades do país.

Ao longo da fronteira com a Jordânia encontram-se o Vale do Jordão e o Mar Morto, um lago de sal com alta salinidade. Trata-se da depressão máxima do planeta Terra, que está localizada em -420 metros debaixo do nível do mar. Está em território israelense sómente o setor sul-ocidental do Mar Morto.

O rio mais importante do país é o rio Jordão, do que apenas o curso superior flui em território israelense. O mar de Tiberíades com 166 km² pertence completamente a Israel. É um lago de água doce, chamado também Mar da Galileia ou lago de Genesaré. Na parte sul do país encontra-se o deserto de Neguev, que constitui mais da metade do território israelense, uma região de estepe e de deserto com estruturas de montanha tabular, que elevam-se acima de 1.000 metros como Har Ramon com 1.035 metros e Har Saggi com 1.006 metros.

A economia israelense é uma das mais desenvolvidas do Oriente Médio. Graças a grandes obras de irrigação a agricultura é importante. São cultivadas frutas cítricas, tomates, batatas, uvas, azeitonas, cereais (trigo , cevada, sorgo). A pecuária (bovinos, ovinos, caprinos e aves) é significativa e a pesca é importante.

Uma certa importância do país é coberta por recursos minerais. Desenvolvida em particular é a indústria relacionada à transformação de produtos agrícolas e têxteis, as indústrias petroquímicas, a metalúrgica, a eletrônica e a química. O setor de turismo, um dos principais receitas da balança comercial do país, é fortalecido a cada ano, apesar da tensão com os palestinos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 20.770 km²: Área arável 21%, prados e pastagens 7%, florestas e arbustos 6%, terra inculta e improdutiva 66%
  • População: 7.184.000 (dados de 2007) – judeus 76% e árabes 20%
  • Capital: Jerusalém
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o hebraico e o árabe.
  • Religião: judeus 76%, muçulmanos 16%, cristãos 2%, drusos 1,7%.
  • Moeda: Novo Shekel (ILS)
  • Fuso horário: UTC+2 horas (verão UTC+3 horas).