Home / Europa / Irlanda / Dublin: a capital da República da Irlanda

Dublin: a capital da República da Irlanda

Dublin (Baile Átha Cliath) é a capital da República da Irlanda. É o maior centro industrial e comercial além de ser a maior e mais populosa cidade da ilha. A sua área metropolitana chega a quase dois milhões de habitantes. A cidade, que tem vista para o Mar da Irlanda, está localizada ao longo da costa leste da ilha na foz do rio Liffey e possui um importante porto marítimo.

Dublin tem uma longa tradição como um centro de arte e cultura e é o lar duma universidade desde o final do século XVI e tornou-se num importante destino turístico, rico em museus e atrações arquitetônicas interessantes além de ser graças ao seu aeroporto internacional o principal ponto de entrada do país.

Anteriormente conhecido pelo nome de Eblana, foi cristianizado no ano de 450 A.D. por São Patrício. Durante a Idade Média foi um assentamento estratégico dos viquingues do mar da Irlanda. Conquistado pelos britânicos em 1171, Dublin tornou-se a capital da Irlanda inglesa, permanecendo ligada ininterruptamente à Grã-Bretanha até o nascimento da República da Irlanda em 1922, quando tornou-se a sua capital.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE DUBLIN

Dublin, Irlanda. Autor psyberartist. Licensed under the Creative Commons Attribution

Dublin, Irlanda. Autor psyberartist

A cidade tem agora grandes estradas e inúmeros espaços verdes, mas as suas origens remontam ao século XIII, quando foi fundado o famoso Castelo de Dublin. Em torno desta fortificação desenvolveu-se a cidade medieval, de que hoje permanecem poucos edifícios. Entre eles para além do Castelo há ainda a Catedral (Christ Church Cathedral), a Catedral de São Patrício e a Igreja de St. Audoen.

Os principais edifícios históricos em Dublin são no estilo neoclássico, que dá à cidade uma aparência monumental e moderna. Os três edifícios principais em Dublin sendo o Castelo, a Catedral da Igreja de Cristo e a Catedral de São Patrício (St. Patrick) são todos legados ao domínio colonial britânico. As duas catedrais são protestantes mesmo se 95% da população da cidade seja católica.

O Castelo de Dublin (Dublin Castle) está localizado na margem sul do rio Liffey, construído em 1204 e foi a sede do Senhorio normando da Irlanda e mais tarde do Reino da Irlanda e em seguida entre 1801-1922 do Parlamento irlandês para o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.

A Catedral da Igreja de Cristo (Christ Church Cathedral) foi construída entre o século XI e o século XII no estilo normando e foi completamente restaurada entre 1871 e 1878. No interior está o túmulo do conquistador normando Strongbow, falecido no século XII. A atual estrutura do túmulo data do século XIV. A Catedral de São Patrício (St. Patrick’s Cathedral) foi construída no século XIII. No interior estão os túmulos de Jonathan Swift e da família Boyle.

Famoso é o Colégio Trinity (Trinity College). A sua fundação remonta a 1592 e a maioria das personalidades históricas da Irlanda tem estudado nesta faculdade. A Old Library do Colégio contêm mais de 200.000 volumes históricos. O famoso Book of Kells (Evangelhos do século VIII-IX) e outros tesouros como a Harpa de Brian Boru (uma harpa gaélica do século XV, sendo um símbolo da Irlanda) são mostrados no Long Room. No coração da cidade medieval encontra-se a Igreja de St. Audoen, que data do século XII. É a única igreja paroquial, que permaneceu em Dublin. Tem um belo portal normando e em cima da igreja fica a única secção existente das muralhas medievais de Dublin.

Um outro edifício interessante em Dublin é o Edifício do Parlamento irlandês, que foi construído no estilo neoclássico no século XVIII. No Northside de Dublin no Phoenix Park encontra-se a Áras an Uachtará, a residência presidencial irlandês, uma residência dos meados do século XVIII.

Com a propagação do classicismo no final do século XVIII e ao longo da primeira metade do século XIX em Dublin a atividade da construção tornou-se particularmente intensa. Estavam ativos na cidade alguns dos principais arquitetos britânicos como W. Chambers e J. Gandon e muitos arquitectos locais. O carácter uniforme da cidade é devido às muitas casas georgianas com fachadas de tijolo, portais de pedra, portões e varandas de ferro forjado. Dublin possui alguns dos melhores exemplos da arquitetura georgiana e vitoriana das Ilhas Britânicas. A Praça Fitzwilliam é o centro do distrito da arquitetura geórgiana com casas características de tijolos. As outras praças para visitar no bairro são o Merrion Square e o St. Stephen Green. Vale a pena de visitar o Abbey Theatre de George Bernard Shaw, fundado em 1904.

MUSEUS DE DUBLIN: Dublin tem uma interessante oferta museal além das grandes colecções do Museu Nacional (National Museum), da Galeria Nacional (National Gallery) e do Museu Irlandês de Arte Moderna (Irish Museum of Modern Art). A cidade possui também inúmeras colecções privadas de grande valor.

A Galeria Nacional da Irlanda (National Gallery of Ireland), um dos museus mais importantes da cidade, tem uma colecção de cerca de 2.500 pinturas e mais de 10.000 obras de arte, incluindo esculturas, aquarelas, gravuras e esboços. O Museu Nacional da Irlanda (National Museum of Ireland) é um museu dividido em várias secções dedicadas às artes decorativas na história (Decorative Arts & History), a História Natural (Natural History) e a História e a Arqueologia (Archaeology & History). O Museu Irlandês de Arte Moderna (Irish Museum of Modern Art) é o principal museu irlandês dedicado à arte moderna e contemporânea.

Interessantes são também: O Museu Nacional de Impressão (National Print Museum), que descreve a história da impressão da Irlanda, o Dublin’s City Hall, The Story of the Capital Exhibition (dedicado à história da cidade de Dublin), o Chester Beatty Library (lar duma rica colecção de manuscritos, impressões, ícones, miniaturas e livros antigos) e o Dublin Writers’ Museum (um museu dedicado aos muitos famosos escritores irlandeses como Swift, Sheridan, Shaw, Wilde, Yeats, Joyce e Beckett. A Guinness Storehouse é um museu, que conta a história da mais famosa cerveja irlandesa. É uma das principais atrações da cidade.

Dublin Clima: quando ir para Dublin.

Como chegar em Dublin. Voos Portugal / Brasil-Dublin.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: