Home / Europa / Itália / Sardenha: o mais belo mar da Itália
Stintino, Sardenha, Itália. Author and Copyright Marco Ramerini
Stintino, Sardenha, Itália. Author Marco Ramerini

Sardenha: o mais belo mar da Itália

Sardenha (Sardegna) é a maior ilha com 24.090 km² no mar Mediterrâneo após a Sicília. Se situa entre a Itália, a Espanha e Tunísia e ao sul da Córsega. A população da ilha é de 1.650.000 habitantes.

Sardenha com 1.900 Km de costa é um dos destinos mais populares dos amantes de praias. A ilha é famosa pelas suas particularmente bonitas águas e praias e as costas são irregularmente rochosas, intercaladas com maravilhosas praias de areia muito fina e enseadas incontáveis.

As costas da Sardenha são uma sucessão de praias de areias brancas alternadas com áreas rochosas sempre banhadas por um mar de águas cristalinas, que não tem nada a invejar aos mares tropicais. O turismo é uma das actividades económicas mais importantes da ilha.

A Sardenha é também interessante por sua história, suas tradições e sua cozinha. Há vestígios arqueológicos do período nuragico, fenício e romano, igrejas românicas, castelos e torres de observação ao longo da costa.

AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VISITAR NA SARDENHA

Is Aruttas, Sardenha, Itália. Autore e Copyright Marco Ramerini

Is Aruttas, Sardenha, Itália. Author Marco Ramerini

A Sardenha tem muito a ver: praias deslumbrantes, águas límpidas, as antigas cidades-fortaleza, ruínas pré-históricas e estâncias turísticas. A costa da Sardenha é sublime, as praias são as atraçãos principais da Sardenha, enquanto o interior da ilha é montanhoso e excelente para caminhadas e passeios.

Os megalíticos “Tombe dei Giganti” são restos muito antigos e peculiares das eras pré-históricas e proto-históricas como em Arzachena (Li Lolghi e Lu Coddhu Ecchju) e em Dorgali (S’Ena e Thomes);  o “domus dejanas” (casas das bruxas), túmulos escavados na rocha como em Corongiu, Sant’Andrea Priu e Filigosa e o “nuraghi”.

Isola Rossa, Sardenha, Itália. Author and Copyright Marco Ramerini

Isola Rossa, Sardenha, Itália. Author Marco Ramerini

Os nuraghi, castelos de pedra enorme e habitações fortificadas dos primeiros habitantes, em número de 7.000 podem ser encontrados por toda a ilha. Os mais interessantes são em Barumini – Su Nuraxi di Barumini é um Património Mundial da UNESCO desde 1997, em Abbasanta (Nuraghe Losa), em Dorgali (Serra Orrios), em Torralba (Nuraghe Santu Antine) e em Orroli (Nuraghe Arrubiu).

Restos fenícios e romanos são em Tharros, Nora, Carbonia (Monte Sirai), Sant’Antioco (Sulci), Cuglieri (Cornus), Fluminimaggiore (Templo de Antas), Bolotana (Forte punico de Mularza Noa o Pabude) e em Genoni (Monte Sant’Antine). Há relíquias romanas em Porto Torres (cidade romana, ponte romana), Fertilia (ponte romana), Porto Conte (villa romana), Fordongianus (Fórum de Trajano, cidade romana) e Cagliari (Anfiteatro Romano, Villa di Tigellio, Necrópole de Tuvixeddu).

Cala Tinnari, Sardenha, Itália. Author and Copyright Marco Ramerini

Cala Tinnari, Sardenha, Itália. Author Marco Ramerini

O início do período cristão é representado pela paleo-cristã igreja de San Giovanni de Sinis do século VI. A partir do século XI apareceram os Giudicati. Este foi também um período de ascensão de arte, de cultura e da religião na Sardenha, como exemplificado pelas magníficas igrejas românicas construídas a partir do século X com suas pinturas impressionantes e a sua arquitectura deslumbrante. A partir do século X durante os seguintes 200 anos 70 igrejas foram construídas em toda a ilha. A maioria delas são na zona rural, distantes dos centros urbanos. Os mais interessantes são as de Santa Trinità di Saccargia, San Gavino em Porto Torres, Nostra Signora di Tergu, Santa Maria di Ardara, Santa Giusta, a catedral em Santa Giusta, Santa Maria in Trattalias, Sant’Antioco di Bisarcio, San Pietro em Sorres, San Pietro em Zuri, Santa Maria em Uta, San Simplicio em Olbia e San Lorenzo di Silanus.

Cala Goloritzè, Sardenha, Itália. Autore e Copyright Marco Ramerini

Cala Goloritzè, Sardenha, Itália. Authore Marco Ramerini

A ilha contém inúmeras áreas turísticas extraordinárias, incluindo a Costa Esmeralda, o Arquipélago de Maddalena, a área do Golfo de Orosei e Gennargentu, Costa Rei, Sinis, a ilha Asinara e a Verde Costa.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

Sardenha (Sardegna) é a maior ilha com 24.090 km² no mar Mediterrâneo após a Sicília. Se situa entre a Itália, a Espanha e Tunísia e ao sul da Córsega. A população da ilha é de 1.650.000 habitantes. Sardenha com 1.900 Km de costa é um dos destinos mais populares dos amantes de praias. A ilha é famosa pelas suas particularmente bonitas águas e praias e as costas são irregularmente rochosas, intercaladas com maravilhosas praias de areia muito fina e enseadas incontáveis. As costas da Sardenha são uma sucessão de praias de areias brancas alternadas com áreas rochosas sempre banhadas por…

Review Overview

Mar
Praias

Nada a invejar aos trópicos!

Summary : As mais belas praias da Itália

User Rating: Be the first one !
banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: