Home / Oceania / Polinésia Francesa / Bora Bora: a ilha mais bonita do mundo

Bora Bora: a ilha mais bonita do mundo

Bora Bora com 8.800 habitantes é uma ilha vulcânica, localizada no arquipélago das Ilhas da Sociedade a 230 km ao noroeste de Taiti. As ilha mede 29 km² – semelhante em tamanho ao arquipélago de Fernando de Noronha do Brasil – é atravessada por uma única estrada de 32 km, que corre paralelamente à costa.

Bora Bora é uma ilha montanhosa, dominada pelos picos das montanhas Otemanu com 727 metros e Pahia com 661 metros, que caracterizam a sua aparência, tornando única a aparência da ilha. A bela lagoa, que circunda a ilha, é completamente fechada dentro dum recife de coral, em que há uma única abertura: a passagem de Te Ava Nue.

Dentro da lagoa há uma infinidade de ilheus, chamados motu em taitiano. Eles formam uma faixa quase contínua ao longo da parte leste e norte da ilha. Nestas ilhas há praias idílicas e aqui pode ter uma vista espectacular sobre a ilha principal e a sua montanha característica.

O aeroporto de Bora Bora está localizado no ponto mais setentrional da lagoa da ilha: o Motu Mute. O mais importante centro habitado de Bora Bora é a pequena povoação de Vaitape, que está localizada ao longo da costa oeste. Outras aldeias são as de Faanui e Anau.

AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VER EM BORA BORA

A ilha de Bora Bora é provavelmente a ilha mais conhecida da Polinésia Francesa, famosa pela sua bela lagoa e a forma particular de sua montanha mais alta, o Monte Otemanu com 727 metros.

A ilha é cercada por um recife de coral quase completo, conectado com o Oceano Pacífico apenas por uma passagem, a de Te Ava Nue. Ao longo do recife encontram-se inúmeros ilheus (motu em taitiano), ricos em praias de areia branca e fina e onde pode desfrutar duma vista maravilhosa da ilha principal com as suas montanhas.

Bora Bora é atravessada por uma única estrada de 32 km, que corre ao longo da costa. A estrada é ótima para andar de bicicleta. São apenas 32 km de estrada plana, que precisam de 2-3 horas, paragens incluídas. Ao longo da estrada, que vai ao redor da ilha, pode fazer paragens interessantes nos restos de numerosa artilharia da Segunda Guerra Mundial. Foi aqui reunida pelos estadounidenses na expectativa dum ataque japonês, que nunca ocorreu.

A ilha tem ainda restos muito mais antigos. Existem alguns templos polinésianos (Marae), todos localizados ao longo da estrada ou a uma curta distância a partir dela, incluindo o marae Aehua-tai, o marae Taharuu, o marae Tarifa-Opu, possuindo pinturas rupestres de tartarugas, o marae Taianapa e o marae Marotetini.

A única praia da ilha está localizada na Ponta Matira no extremo sul de Bora Bora e numerosas praias existem nos motus da lagoa.

COMO CHEGAR A BORA BORA: VOOS E BALSAS

AEREO: O meio mais utilizado para chegar a Bora Bora é o avião. O Air Tahiti, a companhia de voos internos na Polinésia Francesa, tem inúmeras ligações com Taiti e algumas das outras Ilhas da Sociedade e com o arquipélago de Tuamotu.

A rota Taiti-Bora Bora é servida por 8-10 voos diários. Alguns voos são diretos, enquanto outros são voos com paragens em Huahine, Raiatea ou Maupiti. A viagem por via aérea com voos diretos entre Taiti e Bora Bora tem uma duração de 50 minutos. Bora Bora está também ligada por voos diretos para as ilhas do Arquipélago de Tuamotu, quer dizer para Rangiroa, Fakarava, Manihi e Tikehau.

O aeroporto da ilha está localizado numa pequena ilha na lagoa, o Motu Mute, localizado no extremo norte da ilha. Uma vez, que chega no aeroporto, será transferido para um navio e transportado para a aldeia de Vaitape. A viagem realiza-se na lagoa da ilha, sendo um das melhores transferências do mundo.

BALSA: Outra maneira de chegar a Bora Bora são os ferries Hawaiki Nui (2 viagens por semana) e Vaeanu (3 viagens por semana) ligando Taiti, Huahine, Taha’a, Raiatea e Bora Bora. O tempo de viagem da passagem de barco a partir de Taiti para Bora Bora, incluindo as paragens, varia entre 16 e 18 horas.

Bora Bora clima: quando ir para Bora Bora.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com