Home / América do Norte / Estados Unidos / O Canhão de Waimea: o Grand Canyon do Pacífico

O Canhão de Waimea: o Grand Canyon do Pacífico

O Canhão de Waimea é um desfiladeiro espetacular com 16 km de comprimento e até 900 m de profundidade. Está localizado no oeste de Kauai ao longo do Hwy 550. Apelidado de “Grand Canyon do Pacífico”, o canyon foi formado por uma profunda incisão do rio Waimea. Esta área é uma região selvagem de profundos desfiladeiros e canhões labirínticos. É um dos lugares mais espetaculares do Pacífico. O canhão de Kauai é mais verde do Grand Canyon no Arizona.

Ao longo da estrada cênica, que corre ao longo do canhão os miradouros são múltiplos: O Lower Lookout no Waimea Canyon Drive, o Waimea Canyon Lookout, o PuuKa Pele Lookout e o Puu Hinahina Lookout. Avançando ao longo da estrada cênica do Canhão de Waimea entra no Kokee State Park e chega ao Kalalau Lookout e ao Puu O Kila Lookout, que oferecem vistas deslumbrantes sobre a Na’Pali Coast.

Anos atrás Hollywood fez um filme popular com imagens dum majestoso canhão na “Ilha Jardim” de Kauai. Naquela época muitas pessoas pensaram, que era apenas uma invenção de Hollywood mais para promover o turismo das ilhas, usando imagens reais do Grand Canyon. Todos aqueles, que viram ambos os canhões com a beleza deslumbrante do Canhão de Waimea em Kauai, pensam que está perto e às vezes excede, ainda que em menor escala, a beleza do Grand Canyon do rio Colorado. Entre os muitos que já viram ambos os canhões encontramos Mark Twain. Ele apelidou o Canhão de Waimea o “Grand Canyon do Pacífico”.

A estrada agradável começa a partir da vila costeira de Waimea ou da localidade vizinha Kekaha. As frescas terras altas do interior tornam-se bastante frescas durante o inverno. Eles têm uma altura de 1.260 metros (4.129 pés) acima do nível do mar. A maioria dos visitantes param no miradouro do Canhão de Waimea para desfrutar duma vista emocionante da garganta e param depois também ao Kalalau Lookout para ver uma vista espectacular sobre a costa. Outros pontos interessantes da visita são o Kokee Lodge e o Kokee Museum.

O ponto focal é o miradouro do Canhão de Waimea, de onde há uma vista maravilhosa sobre o que é descrito como o “Grand Canyon do Pacífico”. Isso é algo a não perder. Mais ao norte está o Kokee State Park, uma outra grande oportunidade de recreação com quilómetros de trilhas pela floresta. Há também um pequeno, mas interessante museu de história natural, que exibe exemplares da flora e fauna. Uma espécie de fauna extraordinária neste parque são os galos selvagens de plumagem vibrante. Dois outros miradouros maravilhosos são o Kalalau Lookout e o Puu o Kila Lookout. Ambos têm uma vista espectacular sobre o vale Honopu na deslumbrante Na Pali Coast, O Kalalau Lookout está localizado a 1.220 metros (4.000 pés) acima do nível do mar.

Kauai é a ilha mais antiga do arquipélago das ilhas havaianas. Os elementos naturais da água, do vento e do sol precisavam 6 milhões de anos para cavar este canhão longo 22 km (14 milhas) e 1,6 km (uma milha) de largura, que chega a 975 metros (3.600 pés) no seu ponto mais profundo. Ao longo de toda a borda do canhão há trilhas, que podem ser exploradas para distâncias curtas ou mesmo na sua totalidade, como prefere.

Por último, mas não menos importante, pode explorar o Canhão de Waimea e a área circundante de helicóptero. Se tem sorte, a sua viagem será realizada num dia claro, não muito tempo depois duma chuva, que alimenta inúmeras cachoeiras, que caem das paredes do canhão.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com