Home / Europa / Estónia / Estónia: o mais setentrional dos países bálticos

Estónia: o mais setentrional dos países bálticos

A Estónia (Eesti Vabariik) é uma república parlamentar. É delimitada a leste pela Rússia, a sul pela Letónia, a norte pelo Golfo da Finlândia e no oeste pelo Mar Báltico. Faz parte da União Europeia. Entre as cidades há a capital Tallinn, Tartu, Narva, Kohtla-Järve e Pärnu.

O território estoniano é maioritariamente plano no norte e tem colinas baixas ao sudeste, atingindo a maior altitude do país com o Suur Munamägi/Munnaberg com 318 metros. As planícies são salpicadas com numerosos lagos (Lago Wirz, Lago Narva, Lago Peipus).

O território da Estónia está coberto por florestas para mais de 40%. Grandes áreas do país são feitas de pântanos e brejos.

As costas da Estónia, que se estendem por cerca de 3.800 km do litoral no Mar Báltico e no Golfo da Finlândia, são baixas, arenosas e cheias de ilhas irregulares, incluindo como as principais as de Hiiumaa e Saremaa.

A Estónia tem uma elevada percentagem de população de etnia e língua russa. Quase 25% da população da Estónia é composta de russos. O país está entre aqueles no mundo que tem o maior percentagem de não-crentes. Entre as religiões mais professadas há a Igreja Evangélica Luterana.

Durante a sua história a Estónia foi várias vezes sujeita à dominação de seus vizinhos mais poderosos: No século XIII a nação pertencia à coroa dinamarquesa. No século XIV a Estónia estava sob o domínio dos Cavaleiros Teutônicos. No século XVI foi dividida entre a Polônia e a Suécia. No início do século XVIII foi a vez da dominação pela Rússia.

Em 1920 a Estónia tornou-se independente, mas perdeu a sua independência com a Segunda Guerra Mundial, quando em 1940 foi ocupada pelo Exército Vermelho da União Soviética. Os nazistas chegaram em 1941 e em 1944 a Estónia tornou-se novamente uma parte da União Soviética. Em 1991 a Estónia tornou-se uma vez mais independente e em 2004 o país tornou-se Estado-membro da União Europeia (UE).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 45.227 km²
  • População: 1.344.684: estónios 68%, russos 25%, ucranianos 2,5%, bielorussos 1,5% e finlandeses 1%.
  • Capital: Tallinn/Reval
  • Língua: A língua oficial é o estoniano. Fala-se também o russo.
  • Religião: Predominantemente membros da Igreja Evangélica Luterana.
  • Moeda: Euro (EUR).
  • Fuso horário: UTC+2, Verão UTC+3

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com