Home / Ásia / Arménia / Arménia: uma terra de igrejas e mosteiros

Arménia: uma terra de igrejas e mosteiros

A Arménia (Hayastani Hanrapetut’yun) é uma república presidencialista localizada na região do Cáucaso entre o Mar Negro e o Mar Cáspio sem acesso ao mar. Limitado no oeste pela Turquia, ao norte pela Geórgia, a leste e sudeste pelo Azerbaijão e a sul pelo Irão e pela República Autónoma de Nahicevan, um enclave de Azerbaijão.

O território arménio consiste principalmente dum platô elevado, é em grande parte montanhosa e tem uma altitude média de 1.800 metros. O planalto é cercado por cadeias de montanhas do Cáucaso Menor, onde fica o Monte Aragats com 4.090 metros, a montanha mais alta da Armênia.

O país é caracterizado pela presença de numerosos lagos de montanha, o maior dos quais é o lago Sevan, que está localizado a uma altitude de 1.900 metros e tem uma área de 1.244 km².  Curtos são os cursos dos afluentes dos rios Kura e Araks e este último por um longo trecho marca a fronteira oeste com a Turquia e a fronteira sul com o Irão.

No âmbito da agricultura as áreas mais férteis do país estão localizadas em áreas irrigadas ao longo do Araks e nas planícies de Yerevan e Gyumri, onde são cultivados cereais como trigo e cevada, algodão, batata, beterraba, tabaco, frutas, e vinhas para dar a famosa aguardente e outras bebidas.

Importante é o setor industrial. Particularmente desenvolvidos são os setores de fabricação e de mineração. Lá é extraído cobre, carvão, sal, mármore e gás natural. Cerca de 23% da terra é adequado para a pecuaria.de ovelhas, aves, suínos, bovinos e caprinos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 29.800 km²: Área arável 19%, prados e pastagens 23%, florestas e arbustos 14%, terra inculta e improdutiva 44%
  • População: 3.200.000  (censo de 2005) arménios 98%, iáziges 1,3%, russos 0,5%.
  • Capital: Erevan.
  • Língua oficial: A língua oficial é o arménio. A língua russa é conhecida.
  • Religião: cristã arménia 95%, cristã católica 3 % e iazdanismo 2%.
  • Moeda: Dram arménio (AMD)
  • Fuso horário: UTC+4 horas, no verão: UTC+5 horas