Home / Oceania / Austrália / Austrália clima: quando ir para a Austrália
Uluru (Ayers Rock), Austrália. Author Corey Leopold. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Uluru (Ayers Rock), Austrália. Author Corey Leopold

Austrália clima: quando ir para a Austrália

Por causa de seu tamanho e forma a Austrália é caracterizada por diferentes tipos de clima, muito diferentes uns dos outros. Encontramos uma grande área no centro e no oeste do país, que é sujeita ao clima desértico, enquanto o extremo norte da península de York está sujeito a um clima equatorial. As áreas costeiras de Nova Gales do Sul, de Vitória e de Tasmânia são zonas temperadas e a costa de Queensland tem um clima tropical e sub-tropical.

A maior parte do interior da Austrália tem um clima desértico ou sub-desértico. Nestas áreas há uma curta estação chuvosa e no resto do ano o clima é árido e seco. As áreas mais áridas da Austrália são as partes central, oeste e centro-sul do país, onde encontram-se os desertos Simpson, Gibson, Tanami, Great Sandy e Great Victoria, mas o resto do país é bastante seco. Uma grande parte da Austrália recebe menos de 600 mm de chuva por ano.

A Austrália está localizada no hemisfério sul e as estações são opostas às da Europa. Os meses de verão são entre dezembro e março, enquanto o inverno está entre junho e setembro. As chuvas são mais frequentes durante o verão (dezembro-março) na parte norte do país, enquanto no sul da Austrália o período chuvoso é o inverno (junho a setembro).

Mapa do clima de Austrália. Author Martyman. Licensed under the Creative Commons Attribution

Mapa do clima de Austrália. Author Martyman

As diferenças de temperatura entre o dia e a noite são muito altas, especialmente nas áreas desérticas. Às vezes podem ter uma diferença de 30°C entre as temperaturas mínimas e máximas do mesmo dia. No norte da Austrália a estação chuvosa encontra-se entre dezembro e março, enquanto na parte sul do país os meses entre junho e setembro são os mais húmidos.

QUANDO IR PARA A AUSTRÁLIA

Sendo um país continental, a Austrália presta-se a uma viagem em qualquer época do ano. Podemos dizer, que os meses entre setembro e março são ótimos para visitar as regiões do sul do país, especificamente aquelas, onde ficam as cidades de Melbourne e Sydney. Na área de deserto ao norte do Trópico de Capricórnio a melhor época para uma viagem são os meses entre maio e outubro.

Clima da Austrália Meridional (South Australia)

Clima da Austrália Ocidental (Western Australia)

Clima de Camberra

Clima da Nova Gales do Sul (New South Wales)

Clima de Queensland

Clima da Tasmânia

Clima do Território do Norte (Northern Territory)

Clima de Vitória

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem