Home / Oceania / Austrália / Tasmânia: a ilha grande da Austrália

Tasmânia: a ilha grande da Austrália

A Tasmânia é uma ilha grande, localizada ao sul do continente australiano. Esta ilha perdida ao longo da costa sudeste da Austrália, do qual é separada pelo Estreito de Bass, um braço do oceano de 240 km de largura, forma com 68.401 km² o menor Estado federal da Comunidade da Austrália.

Tasmánia foi descoberta em 1642 pelo explorador neerlandês Abel Tasman, que a nomeou Terra de van Diemen em homenagem ao então governador das Índias Orientais Neerlandesas Anton van Diemen. O nome Tasmânia substituiu o nome originário apenas no século XIX. Ao longo da costa sudeste da ilha os britânicos estabeleceram em 1830 em Port Arthur na Península de Tasman uma colónia penal, lançando assim as bases para a subsequente colonização da Tasmânia.

A Tasmânia é uma terra amarrada por tempestades e surges de tempestade, caracterizada por um clima puramente oceânico com chuvas frequentes. A chuva e o sol alternam várias vezes durante o mesmo dia, tornando o clima da Tasmânia semelhante ao clima da Inglaterra.

Até o fim da última idade do gelo – há 10.000 anos – uma faixa de terra ligava a Tasmânia com o continente australiano. Mas com o reaquecimento após a idade do gelo a faixa de terra foi submersa pelo oceano, isolando Tasmânia com os seus habitantes. Por causa do isolamento da Tasmânia prosperam uma infinidade de espécies animais e vegetais únicas do mundo como o demônio de Tasmânia e as palmeiras Pandani, as maiores monocotiledôneas do mundo, que crescem somente na Tasmânia.

A ilha tem montanhas cobertas de florestas de eucalipto. No centro da ilha existe um planalto de origem vulcânica, cheio de lagos pequenos, culminando no Monte Ossa com 1.617 metros, que é o pico mais alto da ilha. A paisagem duma grande parte da ilha foi fortemente moldada por geleiras.

A costa oeste é alta e rochosa, muitas vezes cercada por altas falésias. A cidade mais importante Hobart está localizada no final do vale do rio Derwent na parte inferior duma baía ampla – a Storm Bay – , localizada ao longo da costa sudeste. No centro da costa norte, que enfrenta a Austrália, fica o porto importante de Devonport, enquanto 100 km a sudeste de Devonport ao longo do vale do rio Tamar fica a cidade de Launceston.

Quase a metade do território de Tasmânia é protegida por parques e reservas naturais, que ajudam a preservar a beleza espetacular desta terra austral selvagem e isolada.

Clima de Tasmânia.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 68.401 km²
  • População: 514.000 (situação em 2014)
  • Capital estadual: Hobart.
  • Língua oficial:A língua oficial é o inglês.
  • Religião: Cristianismo
  • Moeda: Dólar australiano (AUD)
  • Fuso horário: UTC+10, no verão: UTC+1

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com