Home / Oceania / Austrália / Austrália Ocidental: praias, canhões, desertos e os recifes de coral
Kalbarri National Park, Austrália Ocidental, Austrália. Author Bjørn Christian Tørrissen. Licensed under the Creative Commons Attribution.
Kalbarri National Park, Austrália Ocidental, Austrália. Author Bjørn Christian Tørrissen

Austrália Ocidental: praias, canhões, desertos e os recifes de coral

Austrália Ocidental (Western Australia) é o maior Estado da Austrália com uma área de 2.645.615 km² e 2.400.000 habitantes (situação em 2012). A maioria dos habitantes vive na capital da Austrália Ocidental: Na cidade de Perth com 1.800.000 habitantes no canto sudoeste do Estado.

O Estado faz fronteira a nordeste com o Território do Norte (Northern Territory) e a sudeste com a Austrália do Sul (South Australia). O seu litoral é banhado pelo oceano Índico e estende-se por 20.000 km desde a Grande Baía Australiana (Great Australian Bight) no sul ao Mar de Timor ao norte.

Austrália Ocidental tem uma geografia variada e interessante. A maior parte do território é desértica e plana e o seu interior é constituído por alguns dos maiores desertos da Austrália. Entre estes existem no norte o Great Sandy Desert, no centro o Deserto de Gibson (Gibson Desert) e no sudeste o Grande Deserto Victoria (Great Victoria Desert) juntamente com a Planície de Nullarbor (Nullarbor Plain).

Purnululu NP, Austrália Occidental, Austrália. Author Bäras. Licensed under the Creative Commons Attribution

Purnululu NP, Austrália Occidental, Austrália. Author Bäras

A área mais densamente habitada da Austrália Ocidental é a costa sudoeste, onde encontram-se as cidades de Perth e Albany. No sudoeste ao longo da costa há as baixas colinas do Darling Range nos arredores de Perth e mais ao sul perto de Albany fica o Stirling Range, montanhas, que atingem 1.000 metros acima do nível do mar.

Na área central do Estado na região de Pilbara encontram-se as montanhas do Hamersley Range com a montanha mais alta da Austrália Ocidental: O Monte Meharry com 1.249 metros. No extremo norte da Austrália Ocidental existe o Planalto selvagem de Kimberley (Kimberley Plateau), um platô rochoso, que não excede mil metros de altura.

A melhor área para a agricultura é o sudoeste do Estado. Nesta área é cultivada uma grande variedade de produtos agrícolas e pratica-se a pecuária intensamente. A maior parte da pecuária da Austrália está localizada neste Estado. Na Austrália Ocidental são também produzidos vinhos, leite e queijo. O noroeste da Austrália Ocidental é no entanto uma área de deserto, rico em minas. Aqui existem alguns dos maiores depósitos de minério de ferro do mundo. Há também minas de diamantes e de ouro e ao largo da costa há depósitos enormes de petróleo e de gás natural.

Austrália Ocidental fica longe do resto do país, mas a sua capital Perth é reconhecida como a mais bela cidade da Austrália. Os turistas podem visitar as belas paisagens naturais, tais como aquelas dos desfiladeiros do Parque Nacional de Karijini (Karijini National Park) ou de algumas áreas costeiras bonitas como a área de Ningaloo Reef e da cidade de Broome. O Estado da Austrália Ocidental tem três sítios inscritos na Lista do Património Mundial pela UNESCO: O Parque Nacional Purnululu, a Shark Bay e a Ningaloo Coast.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem