Home / Europa / República Checa / Cesky Krumlov/Krumau: uma encantadora cidade ao longo do Vltava

Cesky Krumlov/Krumau: uma encantadora cidade ao longo do Vltava

Cesky Krumlov/Krumau é uma pequena cidade encantadora na República Checa, situada numa curva do rio Vltava/Moldau (Moldava) não longe da fronteira com a Áustria. A cidade velha de Cesky Krumlov/Krumau foi declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1992.

A primeira menção de Cesky Krumlov/Krumau foi feita num documento de 1253, quando o local foi conhecido como “Crhumbenowe”. O desenvolvimento da cidade ocorreu pelo governo dos senhores de Rozmberk/Rosenberg desde o início do século XIV até o século XVI. Neste período foram construídas novas igrejas, mosteiros e palácios. Cesky Krumlov/Krumau tornou-se um importante centro comercial.

Em 1601 o país foi cedido ao Imperador Rodolfo II. Durante a Guerra dos Trinta Anos sofreu várias vezes a ocupação de tropas estrangeiras (imperiais, bávaras e suecas).

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE ČESKÝ KRUMLOV/KRUMAU

É localizada nas margens do rio Vltava/Moldau (Moldava) a meio caminho entre Ceske Budejovice/Budweis e o Lago Lipno. A cidade de Cesky Krumlov/Krumau foi construída em torno do castelo do século XIII. Ela representa um importante exemplo duma pequena cidade medieval da Europa central, cuja arquitetura manteve-se intacta ao longo dos séculos.

A maioria dos edifícios da cidade velha são de estilo medieval, renascentista e barroco, datando dos séculos XIV-XVII e muitos prédios são decorados externamente com afrescos ou por graffiti.

O castelo do século XIII domina do topo dum penhasco a cidade e o Vltava/Moldau, sendo o segundo de toda a nação checa depois do de Praga/Prag em tamanho e importância. É composto por dois edifícios ligados entre si e ladeado por jardins do século XVIII. O castelo está aberto e no interior há salas e quartos com afrescos, um belo pátio decorado, um antigo teatro barroco de 1766 e uma torre renascentista com afrescos.

Esta bela cidade contém mais de 300 edifícios históricos num ambiente absolutamente incomparável. A cidade é pequena e pode ser visitada facilmente num dia, mas para apreciar a sua atmosfera é aconselhável ficar durante a noite, pelo menos uma ou duas. Entre os museus para lembrar é aquele dedicado ao pintor Egon Schiele, que viveu aqui por um certo período da sua vida.

Nos arredores há passeios interessantes para fazer como o antigo mosteiro Zlata Koruna/Goldenkron com a igreja gótica e o claustro do século XIII, que está localizado a apenas 10 km da cidade, Vyssi Brod/Hohenfurth, um antigo claustro com biblioteca e galeria de arte, Prachatice/Prachatitz, uma cidade medieval. A 30 km de Krumlov/Krumau fica o castelo Hluboká/Frauenberg. Belos passeios podem ser feitos no próximo Parque Nacional das montanhas de Šumava, o maior Parque Nacional da República Checa.

O clima de Český Krumlov/Krumau .

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com