Home / América do Sul / Uruguai / Punta del Diablo: uma vila de pescadores ao longo da costa atlântica do Uruguai

Punta del Diablo: uma vila de pescadores ao longo da costa atlântica do Uruguai

Punta del Diablo é uma pequena vila de pescadores localizada ao longo da costa atlântica do Uruguai a 300 km a leste de Montevidéu e a 170 km a leste de Punta del Este e algumas dezenas de quilómetros da fronteira com o Brasil. Esta localidade possui normalmente menos de 1.000 habitantes, mas durante o verão torna-se num dos balneários mais populares do Uruguai e pode atingir a cifra de 25 mil moradores, devido ao grande afluxo de turistas da Argentina, do Brasil, da Europa e do Uruguai mesmo.

A área, onde há Punta del Diablo, é pontilhada com palmeiras e pastagens, onde pastam gado com chifres longos. A localidade é ainda em grande parte composta de velhas casas de madeira, embora nos últimos anos desenvolveu-se significativamente, mas continua a ser um lugar tranquilo. Punta del Diablo é caracterizada por algumas belas praias, por exemplo em frente à vila fica a característica Playa de los Pescadores, onde os pescadores estacionam os seus barcos de pesca e onde vendem a captura do dia. Ao norte da vila encontra-se a Playa del Rivero e além do qual começa Playa Grande e o Parque Nacional de Santa Teresa. Ao sul de Punta del Diablo fica a longa e selvagem Playa de la Viuda.

Atrás de Punta del Diablo existe a Laguna Negra, um grande espelho de água doce. No fim da vila para o norte e para a fronteira com o Brasil encontra-se o Parque Nacional de Santa Teresa, onde vale a pena visitar a Fortaleza de Santa Teresa, construída pelos portugueses em 1762 e que mudou de mãos várias vezes. A Fortaleza de Santa Teresa é um edifício pentagonal irregular com grandes baluartes aos cinco lados. Este parque tem uma flora e uma fauna muito diversificada e ao longo da costa do parque existem cinco praias selvagens: Playa Grande, Playa del Barco, Playa de Las Achiras, Playa de La Moza e Playa Cerro Verde. Dentro do parque há também a área de marinha protegida de Cerro Verde e das Ilhas de la Coronilla.

Entre outros atrativos naturais na área existe a algumas dezenas de quilómetros ao sul de Punta del Diablo o Parque Nacional de Cabo Polonio. A 50 km ao norte de Punta del Diablo na fronteira com o Brasil fica o Parque Nacional de San Miguel com o Fuerte de San Miguel, construído pelos portugueses em 1737.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM PUNTA DEL DIABLO

Booking.com