Home / América do Sul / Uruguai / Montevidéu: a capital mais meridional da América do Sul

Montevidéu: a capital mais meridional da América do Sul

A maior cidade e capital do Uruguai é Montevidéu e é também a capital mais meridional da América do Sul. A cidade possui a metade da população do Uruguai.

Localizado na margem norte do Río da Prata, Montevidéu está localizado a apenas 200 km em linha recta a oeste de Buenos Aires. A baía de Montevidéu é o maior e mais importante porto natural e comercial do Uruguai.

Montevidéu é uma cidade viva e vibrante, que tem um rico património arquitectónico e cultural e é o principal centro de comércio e de economia do Uruguai.

A arquitetura de Montevidéu reflecte a sua história. A cidade há edifícios em estilo colonial, neo-clássicos, art déco e muitos edifícios modernos.

Segundo a tradição o nome da cidade deriva de uma exclamação feita por um marinheiro da expedição de Magalhães. Ele ficou surpreso ao ver uma colina numa área tão plana. Foi feita a exclamação “Monte vide eu!”. Este episódio conduzia ao nome da capital do Uruguai.

Montevidéu foi fundada em 1726 por Bruno Mauricio de Zabala, governador espanhol (capitán general) do Río da Prata, atual Argentina. Em 1724 Zabata construiu um forte para conter as ambições expansionistas dos portugueses, que controlavam o Brasil e que haviam ocupado a região em 1680, fundando a cidade de Colonia del Sacramento (Colónia do Sacramento).

Ao redor do forte se estabeleceram a partir de 1726 alguns colonos. O novo posto avançado foi chamado San Felipe y Santiago de Montevideo. Este posto desenvolveu-se e se tornou-se a cidade de Montevidéu. Foi o centro de controle espanhol da Banda Oriental (Uruguai presente) e mais tarde foi elevado à categoria de capital do Uruguai.

O clima de Montevidéu.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM MONTEVIDÉU

Booking.com