Home / Europa / Montenegro / Montenegro: montanhas escarpadas, um fiorde espetacular e uma bela costa
A Catedral de São Trifão, Kotor (Cattaro), Montenegro. Autor Caricabatterie. No Copyright
A Catedral de São Trifão, Kotor (Cattaro), Montenegro. Autor Caricabatterie

Montenegro: montanhas escarpadas, um fiorde espetacular e uma bela costa

O Montenegro (Republika Crna Gora) nasceu como um Estado independente após sua separação da Sérvia. Este pequeno país, que no passado foi independente apenas por curtos períodos de sua história, está localizado na parte sul da Península dos Balcãs, que possui vista para a costa ao longo do Mar Adriático entre a fronteira com a Albânia no sul e para a fronteira com a Croácia e a Bósnia-Herzegovina no nordoeste.

Consiste essencialmente de um vasto planalto cárstico. O país é muito montanhoso. As montanhas que correm paralelamente à costa são muitas vezes rípidas nas suas costas. No interior áspero e selvagem as montanhas atingem o ponto mais alto no Monte Durmitor com 2.522 metros. Está localizado na parte norte do país na fronteira com a Bósnia e Herzegovina.

Apenas os rios do sul do país fluem no mar Adriático ou no lago de Scutari. O mais importante desses rios é a Morača que desemboca no Lago Scutari, enquanto o rio Boiana deixa o lago e chega ao Mar Adriático. As únicas áreas planas de Montenegro são aquelas onde flui a Morača e a área onde está o Lago Scutari/Skadar. A parte sul deste lagoo pertence já a Albânia. Os rios do resto do país fluem do sul para o norte e são tributários do rio Drina, afluente do Sava, que desemboca no Danúbio. Alguns destes rios formam belas canyons como o rio Tara e o rio Piva.

Mapa do Montenegro

Mapa do Montenegro

Característica da costa de Montenegro é a área da Baía de Kotor/Cattaro, um vale dum antigo rio inundado pelas águas do mar para formar uma espécie de fiorde. Mas os fiordes reais são de origem glacial. A paisagem da Baía de Kotor/Cattaro, cercada por altas montanhas, é muito semelhante aos fiordes noruegueses. Entre as mais altas montanhas com vista para a baía de Kotor/Cattaro há o Monte Lovcen com 1.749 metros.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 13.938 km²
  • População: 670.000
  • Capital: Podgorica
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o montenegrino e o sérvio. O albanês é falado na área de Ulcinj/Dulcigno no sul do país. A Kotor/Cattaro fala-se também italiano.
  • Religião: A maioria da população é ortodoxa; existem minorias de muçulmanos e católicos.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2.
banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: