Home / Europa / Itália / Itália: história, arte e natureza
Is Aruttas, Sardenha, Itália. Autore e Copyright Marco Ramerini
Is Aruttas, Sardenha, Itália. Author Marco Ramerini

Itália: história, arte e natureza

Itália está localizada no sul da Europa, no centro do Mediterrâneo, a nação inclui o vale do rio Pó, a península itálica e as duas maiores ilhas do Mediterrâneo, a Sicília e a Sardenha. A Itália é delimitada ao longo dos Alpes com a França no norte-oeste, con a Suíça no norte, com a Áustria e Eslovénia no nordeste e está rodeada por três lados pelo mar Mediterrâneo, para oeste são o Mar da Ligúria eo Mar Tirreno, a leste é o Mar Adriático, enquanto a sul são o Mar da Sicília e o mar Jónico.

São geograficamente parte da península italiana os dois estados independentes de Cidade do Vaticano è San Marino, que são enclaves no território italiano, enquanto a cidade de Campione d’Italia é um enclave italiano na Suíça. A Itália é um membro da União Europeia desde a sua fundação. A capital do país é a cidade de Roma.

A Itália está dividida em 20 regiões, que por sua vez são divididos em províncias e municípios. A maior região da Itália é Sicília (25.711 km ²), seguida por Piemonte (25.402 km ²), Sardenha (24.090 km ²), Lombardia (23.861 km ²) e Toscana (22,994 km ²). A menor região é a Valle d’Aosta (3.263 km ²), seguida pelo Molise (4.438 km ²) e Ligúria (5,422 km ²).

A península italiana é uma das maiores penínsulas da Europa, 1.000 km de comprimento dos Alpes no norte para o Mediterrâneo central no sul. Os Apeninos formam a espinha dorsal da península. O terreno é principalmente acidentado e montanhoso; existem algumas planícies no interior (uma grande planície aluvial, a vale do Pó, é drenada pelo rio Po, que é o maior rio italiano com 652 km) e planícies costeiras.

Mapa da Itália

Mapa da Itália

Os Alpes como uma fortaleza fecha a fronteira norte da Italia, aqui estão as montanhas mais altas do continente europeu, com exclusão do Cáucaso. O ponto mais elevado em Itália é o Monte Branco (4.810 metros) nos Alpes Ocidentais na fronteira com a França. Atrás dos Alpes também é uma série de grandes lagos, entre os quais os mais importantes são o Lago Maggiore, o Lago de Como e o Lago de Garda, todos localizados a sul dos Alpes.

A espinha dorsal da longa península italiana é formada pela cordilheira dos Apeninos que atingem o ponto mais alto no Gran Sasso em Abruzzo (2.914 metros). Os Apeninos começam a oeste perto dos Alpes Marítimos e atravessam a península de norte a sul até a Calábria e a Sicília. Na maior ilha do Mediterrâneo – a Sicília – há o maior vulcão da Europa, o Monte Etna (3.323 metros).

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 301.230 km²
  • População: 58.883.958 Italianos (censo de 2006), (inclui grupos de Italianos de origem alemã, francesa e eslovena no norte e Italianos de origem albanesa e grega no sul)
  • Capital: Roma
  • Língua oficial: Italiano, no Álto Adige e parcialmente no Trentino além disso o Alemão, na Vale de Aosta além disso o Francês e na Veneza Júlia além disso o Esloveno.
  • Religião: principalmente católica romana (88%), com minorias islâmicas (1,4%), ortodoxos, protestantes, budistas e judeus.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão (UTC+2). O horário de verão começa no último domingo de Março e termina no último domingo de Outubro.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com