Home / África / Maurício (Maurícia) / Maurício (Maurícia): a ilha de cana de açúcar
As montanhas da ilha. Credit Mauritius Tourism
As montanhas da ilha. Credit Mauritius Tourism

Maurício (Maurícia): a ilha de cana de açúcar

A ilha de Maurícia (Republic of Mauritius/République de Maurice/República da Maurícia) é uma ilha no Oceano Índico, localizada na costa leste de Madagascar, a partir do qual é cerca de 900 km e a ilha de Reunião está localizada a apenas 200 km ao sudoeste.

A ilha de Rodrigues com 109 km², localizada a cerca de 650 km a leste de Maurícia (Maurício), as duas ilhas de Agalega com 24 km², localizadas cerca de 1.000 km ao norte de Maurícia, e os recifes de coral de Cargados Carajos/St. Brandon Rocks com 3,3 km², situados cerca de 450 km a nordeste da ilha Maurícia fazem também parte do Estado da Maurícia.

A capital do Estado é a cidade de Port Louis, que está localizada ao longo da costa noroeste da ilha de Maurícia (Maurício).

Cachoeira no sul da ilha. Credit Mauritius Tourism

Cachoeira no sul da ilha. Credit Mauritius Tourism

A ilha de Maurícia  (Maurício) é de origem vulcânica e na maior parte bastante plana. Possui um planalto central e no sudoeste uma cadeia de montanhas, que se eleva acima de 800 metros com três picos:  o Piton de la Petite Rivière Noire com 828 metros, a montanha mais alta da ilha, o Pieter Both com 820 metros e Le Pouce com 811 metros.

Maurícia  (Maurício) é intensamente cultivada com cana-de-açúcar, que juntamente com o turismo é uma importante fonte de renda da ilha.

A montanha Pieter Both. Credit Mauritius Tourism

A montanha Pieter Both. Credit Mauritius Tourism

A ilha de Maurícia  (Maurício) foi descoberta pelos portugueses em 1507.  Na altura a ilha era desabitada, mas cheia de uma ave não-voadora, o Dodo, agora extinto.  Em 1598 os neerlandeses desembarcaram na ilha e em 1638 eles ocuparam a ilha e construíram uma fortaleza e algumas plantações.  Os neerlandeses permaneceram proprietários de Maurícia entre 1638 e 1658 e depois entre 1664 e 1710.

Após o abandono da ilha pelos neerlandeses os franceses chegaram em 1715.  Eles deram o nome de Isle de France à ilha. Os franceses governaram Maurícia  (Maurício) até 1810, quando os britânicos conquistaram a ilha e a mantiveram até a independência em 1968.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 2.040 km²: terra arável 57%, prados e pastagens 4%, florestas e arbustos 22%, terra inculta e Improdutiva 17%.
  • População: 1.265.000 (em 2007): índianos (68%), crioulos 27%, chineses 3%, franco-mauricianos 2%.
  • Capital: Port Louis.
  • Língua: A língua oficial é o inglês. Falam-se francês e o crioulo francês.
  • Religião: hindus 52%; cristãos 28%: católicos 26% e protestantes 2%; muçulmanos 17%, budistas 2%.
  • Moeda: Rúpia da Maurícia (MUR)
  • Fuso horário: UTC+4 hora, no verão UTC+5 horas.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: