Home / América do Norte / Estados Unidos / A Flórida: pântanos e zonas costeiras tropicais

A Flórida: pântanos e zonas costeiras tropicais

A Flórida – The Sunshine State – é um Estado dos EUA, que está localizado na zona sul-oriental extrema do país, que abrange toda a península da Flórida e no Golfo de México um ramo longo e estreito no noroeste. Nesta área é também Tallahassee, a capital do Estado, enquanto a cidade mais importante é Miami.

A Flórida é banhada pelas águas do Oceano Atlântico a leste, a oeste pelo Golfo de México e ao norte faz fronteira com os Estados do Alabama e da Geórgia.

A maioria da Flórida é plana e de origem cárstica. Na parte sul há os vastos pântanos dos Everglades, que são protegidas pelo Parque Nacional homônimo e pelo Lago Okeechobee. A ponta sul da península é pontilhada de ilhas, as Florida Keys, que estendem-se por centenas de quilómetros na direção de Cuba.

O ponto mais alto do Estado é Britton Hill com apenas 105 metros de altura no noroeste ao longo da fronteira com o Alabama. A Flórida é famosa pelo seu clima ameno, graças ao qual tornou-se um destino turístico popular. O litoral da Flórida com suas praias tropicais e a sua baía atrai milhões de visitantes.

A Flórida foi descoberta pelo explorador espanhol Juan Ponce de León em 1513, quando ele estava em busca da mítica Fonte da Juventude. No século XVI a Flórida viu várias tentativas de colonizações espanhóis e francesas, que fundaram várias colónias, muitas vezes de curta duração. Finalmente foi a Espanha a prevalecer sobre os franceses e a Flórida permaneceu como colônia espanhola até 1763, quando após a paz de Paris foi cedida à Grã-Bretanha. Em 1783 com o Tratado de Versalhes a Espanha readquiriu a posse da Flórida, que finalmente foi vendida aos Estados Unidos em 1819.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 170.304 km², o 22º maior Estado dos Estados Unidos da América (EUA).
  • População: 18.350.000 (censo de 2008): europeus 78.0%, africanos 14.6%; asiáticos 1.7%, ameríndios 0.3%. Os hispânicos, classificados em diferentes tipos raciais, são 16.8% (dados de 2000).
  • Capital estadual: Tallahassee.
  • Língua: A língua oficial é o inglês, falado como primeira língua por 74,5% da população. O espanhol é falado como primeira língua por 18,6% da população e o crioulo francês por 1,6%. (dados de 2005).
  • Religião: Cristãos 77%: católicos romanos 26%, evangélicos 25%, protestantes 23%, ortodoxos 1%, testemunhas de Jeová 1%; judeus 3%, muçulmanos 1%.
  • Fuso horário: UTC-5, verão: UTC-4; o Panhandle, a parte noroeste da Flórida, UTC-6, verão UTC-5.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com