Home / Oceania / Wallis e Futuna / Wallis e Futuna: ilhas com um autêntico folclore polinésio
Uvea (Wallis), Wallis e Futuna. Autor NASA. No Copyright
Uvea (Wallis), Wallis e Futuna. Autor NASA

Wallis e Futuna: ilhas com um autêntico folclore polinésio

As ilhas de Wallis e Futuna (Wallis-et-Futuna/Uvea mo Futuna) são uma colectividade ultramarina francesa, situada no sul do Oceano Pacífico a oeste das ilhas de Samoa e a nordeste das Ilhas Fiji. O território é composto de dois grupos de ilhas vulcânicas (Wallis e Horne), distantes entre si de 200 km. O grupo de ilhas Wallis consiste da ilha de Wallis ou Uvea com 96 km² e dalgumas ilhotas de sua lagoa, enquanto o grupo das ilhas Horne é formado pelas ilhas de Futuna com 83 km² e Alofi com 32 km².

Na ilha de Wallis fica a localidade principal do território: A aldeia de Mata Utu O interior da ilha é montanhoso e atinge a altura máxima pelo Monte Lulu Fakahega com 151 metros. A ilha é cercada por um recife de coral com numerosas ilhotas de areia (motu).

Futuna é uma ilha predominantemente montanhosa. No seu centro está o Monte Puke, que com uma altura de 524 metros é o pico mais alto de todo o território. A ilha de Alofié é também de origem vulcânica e atinge a altura máxima pelo Monte Kolafau com 412 metros.

Mapa de Wallis e Futuna

Mapa de Wallis e Futuna

A economia das ilhas é baseada na pesca e na agricultura de subsistência (bananas, coqueiros). Os principais produtos de exportação são copra e têxteis. As remessas dos emigrantes, que trabalham principalmente na Nova Caledónia, são a mais importante fonte de moeda estrangeira do território.

Tanto a ilha de Wallis que de Futuna têm um aeroporto: O Aeroporto de Hihifo na ilha de Wallis e o Aeroporto de Pointe Vele na ilha de Futuna As ilhas são ligadas uma à outra por voos da companhia Aircalin. Apenas o aeroporto da ilha de Wallis (Hihifo Airport) tem ligações – sempre operadas pela companhia Aircalin – com Nova Caledónia e Fiji.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 274 km².
  • População: 16.300 (situação em 2007) – polinésios
  • Localidade principal: Mata Utu na ilha de Wallis
  • Língua oficial: As línguas oficiais são o francês, o wallisiano e o futunano.
  • Religião: Cristandade: católicos 99%.
  • Moeda: Franco CFP ((XPF))
  • Fuso horário: UTC+12.
banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: