Home / Oceania / Samoa Americana / Samoa Americana: ilhas vulcânicas no meio do Pacífico
Ofu Island, Samoa Americana. Autor Peter Craig NPS. No Copyright
Ofu Island, Samoa Americana. Autor Peter Craig NPS

Samoa Americana: ilhas vulcânicas no meio do Pacífico

A Samoa Americana (American Samoa) é um território não incorporado dos Estados Unidos da América, localizado no centro-sul do Oceano Pacífico entre Samoa no oeste e as Ilhas Cook no leste e a 4.000 km ao sudoeste de Havaí e a 2.900 km ao nordeste da Nova Zelândia.

É um pequeno arquipélago, constituído por cinco ilhas vulcânicas (Tutuila, Aunu’u, Tau, Ofu e Olosega) e dois atóis (Rose e Swains), cuja área total é de 200 km² com uma população de 57.600 (situação em 2007).

Tutuila com 135 km² e 55.000 habitantes é a ilha principal de Samoa Americana com Pago Pago como capital, sendo o único centro dalguma importância do arquipélago. A uma curta distância da costa de Tutuila encontra-se a pequena ilha vulcânica de Aunu’u com 1,5 km² e 470 habitantes, possuindo um pântano de água doce – Faimulivai Marsh – dentro da cratera vulcânica.

Mapa de Samoa Americana

Mapa de Samoa Americana

As outras ilhas de Samoa Americana estão localizadas a 100 km a leste de Tutuila e são parte do arquipélago das ilhas Manu’a. Estas são as ilhas de Ta’u com 44 km² e 870 habitantes. Aqui encontra-se a montanha mais alta do país, a montanha Lata com 964 metros de altura. Além disso existem as ilhas Ofu com 8 km² e 350 habitantes e Olosega com 5 km² e 200 habitantes. Mais distantes e isolados são o atol desabitado de Rose com 0,8 km² e a ilha remota de Swains com 2,1 km² e 15 habitantes em 2007.

Os principais recursos económicos para o povo de Samoa Americana são a pesca com as fábricas para conservas de atum, a agricultura com bananeiras, coqueiros, cítricos e cacaueiros, a pecuária e o turismo.

As ilhas de Tutuila e Aunu’u foram anexadas pelos Estados Unidos em abril de 1900. Em 1904 o arquipélago das ilhas Manu’a tornou-se também uma possessão estadounidense. Em 1905 foi instituído o território de Samoa Americana, dirigido por um governador. Em 1925 a ilha de Swains foi adicionada a este território. Mais tarde a baía de Pago Pago na ilha de Tutuila tornou-se uma base naval importante. Os samoanos adquiriram o estatuto de cidadãos estadounidenses, que elegem o seu próprio representante, quer um delegado sem direito a voto no Congresso dos Estados Unidos da América em Washington.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 199 km²
  • População: 57.600 (situação em 2007) – samoanos 92.9%, asiáticos 2.9%, europeus 1.2%, misturados 2.8%, outros 0.2% (censo de 2000)
  • Capital: Pago Pago na ilha de Tutuila
  • Línguas oficiais: As línguaa oficiais são o inglês e o samoano.
  • Religião: Cristandade: igreja cristiana congregacional 50%, protestantes 30%, católicos 20%
  • Moeda: Dólar estadounidense (USD)
  • Fuso horário: UTC-11.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: