Home / América do Sul / Brasil / Acre / Acre: o extremo oeste do Brasil

Acre: o extremo oeste do Brasil

O Estado do Acre é o mais ocidental do país. Aqui está a extremidade oeste do Brasil com a nascente do Rio Moa na Serra Contamana na fronteira com o Peru. O Acre é um dos Estados menos populosos do país. A única grande cidade é a capital Rio Branco e uma outra cidade importante é Cruzeiro do Sul.

O Acre faz fronteira a oeste e sudoeste com o Peru, a sudeste com a Bolívia, a norte com o Estado brasileiro do Amazonas e é delimitado a leste por uma curta distância com o Estado brasileiro de Rondônia.

O Acre foi até o século XX um território sob o controle da Bolívia. Só em 1903 foi comprado pelo Brasil pelo pagamento de 2 milhões de libras esterlinas e a construção da linha ferroviária Madeira-Mamoré.

O território do Acre é parte das terras baixas da Amazônia e a floresta amazônica ocupa todo o país. Os cursos de água são muito utilizados. Durante a estação das chuvas são as principais artérias de ligação. Os principais rios são o Purus e o Juruá, todos pertencentes à bacia hidrográfica da Amazônia.

Grande parte do terreno está localizado em altitudes baixas inferiores a 300 metros. Apenas no oeste ao longo da fronteira com o Peru é há a Serra da Contamana (Serra do Divisor), onde encontram-se as maiores alturas do Estado com 609 metros.

O Acre é entre os Estados brasileiros um dos maiores produtores e exportadores de borracha. Nas suas florestas crescem as valiosas árvores de borracha (Hevea brasiliensis), mas a produção de castanhas do Brasil (Bertholletia excelsa) é também importante.  A exploração das imensas florestas é o principal recurso económico do Estado.

– As atrações turísticas: o que visitar no Estado do Acre

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 152.581 km²
  • População: 746.375 (situação em 2011): pardos 57,5%, brancos 33,0%, pretos 7,8%, amarelos e indígenas 1,7%
  • Capital: Rio Branco
  • Fuso horário: UTC-4

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM RIO BRANCO

Booking.com