Home / América do Sul / Brasil / Brasília: obra-prima da arquitetura futurista
Catedral Metropolitana, Brasília, Brasil. Author Victor SoaresABr. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Catedral Metropolitana, Brasília, Brasil. Author Victor SoaresABr

Brasília: obra-prima da arquitetura futurista

Brasília, a capital do Brasil, é construída em torno de um lago artificial, o Lago Paranoá, a mais de 1.150 metros acima do nível do mar no planalto de Goiás (Planalto Central). Administrativamente a área de Brasília é chamada Distrito Federal. Esta área está quase completamente cercada pelo Estado de Goiás e apenas um pequeno trecho ao sul-leste faz fronteira com o Estado de Minas Gerais.

A área onde está localizada a cidade é um planalto ondulado, que é mais de 1.000 km do mar e tem uma altura entre 600 e 1200 metros. O ponto mais alto é o Pico do Roncador ou Rodeador com 1.341 metros), localizado na Serra do Sobradinho na parte noroeste da região.

Mapa do Distrito Federal. Wikipédia, Raphael Lorenzeto de Abreu

Mapa do Distrito Federal. Wikipédia, Raphael Lorenzeto de Abreu

A cidade é de fundação recente, foi concebida urbanisticamente por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer projetou a arquitetura. A construção começou em 1922, mas a cidade foi inaugurada e tornou-se a nova capital do Brasil em 1960.

Brasília é um exemplo de arquitetura futurista do século XX. Em 1987 tornou-se parte do patrimônio da humanidade da UNESCO.

– As atrações turísticas: o que visitar em Brasília

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 5.801 km²
  • População: 2.562.963 (2010) (pardos 49,60%, brancos 41,37%, pretos 8,14%, amarelos 0,44%, indígenas 0,33%)
  • Capital: Brasília
  • Fuso horário: UTC-3 (Verão UTC-2)
dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem