Home / América do Sul / Brasil / Brasília: obra-prima da arquitetura futurista

Brasília: obra-prima da arquitetura futurista

Brasília, a capital do Brasil, é construída em torno de um lago artificial, o Lago Paranoá, a mais de 1.150 metros acima do nível do mar no planalto de Goiás (Planalto Central). Administrativamente a área de Brasília é chamada Distrito Federal. Esta área está quase completamente cercada pelo Estado de Goiás e apenas um pequeno trecho ao sul-leste faz fronteira com o Estado de Minas Gerais.

A área onde está localizada a cidade é um planalto ondulado, que é mais de 1.000 km do mar e tem uma altura entre 600 e 1200 metros. O ponto mais alto é o Pico do Roncador ou Rodeador com 1.341 metros), localizado na Serra do Sobradinho na parte noroeste da região.

BRASÍLIA – UMA CIDADE MODERNA, SÍMBOLO DO BRASIL PRESENTE

A cidade é de fundação recente. Foi concebida urbanisticamente por Lúcio da Costa, enquanto Oscar Niemeyer projetou a arquitetura. A construção começou em 1922, mas a cidade foi inaugurada e tornou-se a nova capital do Brasil somente no ano de 1960. A decisão de construir Brasília foi tomada principalmente para expressar o desejo de modernidade e igualdade, apoiada pelo Estado brasileiro. Pela primeira vez o país estava olhando para o seu território interno, movendo a capital do litoral (Rio de Janeiro) em direção ao centro geográfico do país.

Brasília é uma obra-prima da arquitetura moderna, um exemplo da arquitetura futurista do século XX. Em 1987 a cidade tornou-se parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. A cidade é também cheia de riquezas naturais com cachoeiras, lagos, cavernas e lagoas. -Existem parques e ambientes adequados para o desporto ao ar livre.

O clima de Brasília.

As atrações turísticas: o que visitar em Brasília

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 5.801 km²
  • População: 2.562.963 (2010) (pardos 49,60%, brancos 41,37%, pretos 8,14%, amarelos 0,44%, indígenas 0,33%)
  • Capital: Brasília
  • Fuso horário: UTC-3 (Verão UTC-2)