Home / Oceania / Austrália / Perth: uma das cidades mais habitáveis da Austrália

Perth: uma das cidades mais habitáveis da Austrália

Perth foi fundado em 1829 ao longo das margens do Rio Swan perto de sua foz no oceano Índico. O lugar era originalmente uma colónia penal e um posto militar. A cidade cresceu graças à construção do caminho de ferro, que liga a cidade com Adelaide e por causa da descoberta de jazidas de ouro no interior do território da Austrália Ocidental.

Perth é a cidade mais importante e a capital da Austrália Ocidental (Western Australia) com quase 2 milhões de habitantes, que vivem em sua área metropolitana, incluindo o porto de Fremantle. A cidade de Perth é o lar de 80% da população da Austrália Ocidental.

Há poucas cidades ou vilas australianas, que rivalizam em beleza com Perth. A Austrália Ocidental fica longe e está isolada do resto do país, mas a sua capital Perth é frequentemente reconhecida como a mais bela cidade da Austrália.

O centro histórico de Perth é composto de ruas estreitas e edifícios no estilo colonial britânico, que são habilmente intercalados com edifícios modernos e arranha-céus. A cidade é compacta e fácil de ver. Existem muitos parques e jardins bem como alguns museus interessantes como a Galeria de Arte da Austrália Ocidental (Art Gallery of Western Australia), que é um museu dedicado à arte aborígine e à arte da Austrália Ocidental.

Entre os locais a visitar é o Kings Park: 400 hectares de parques, áreas para piquenique com arbustos e com magníficas vistas panorâmicas sobre a silhueta de Perth e o Rio Swan. Uma outra visita interessante é a Casa da Moeda de Perth (Perth Mint), que é a mais antiga do país e está ainda em funcionamento. Foi fundada em 1899 sendo uma das Casas da Moeda mais antigas do mundo, que continua a cunhar moedas no seu local original.

Para famílias com crianças vale também a pena de visitar o jardim zoológico de Perth – rodeado por jardins paisagísticos e o Underwater World – um aquário com espécies marinhas, que vivem nos mares da Austrália – e o Adventure World, que é um parque temático cheio de atrações com piscinas e toboáguas.

Apenas a 12 km do centro da cidade encontram-se as praias de surfing do oceano Índico de Freemantle, enquanto algumas praias são também encontradas ao longo do rio Swan. Outra atração em frente de Freemantle é a Rottnest Island. Aqui estão os Quokkas – pequenos marsupiais – e muitas praias bonitas.

Perth está ligada ao resto da Austrália e a vários países asiáticos através dum grande aeroporto internacional, o Aeroporto de Perth (PER), que para o tráfego de passageiros é o quarto aeroporto australiano após os aeroportos de Sydney, Melbourne e Brisbane. O aeroporto está localizado a 20 km ao nordeste da cidade.

O clima de Perth.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com