Home / América do Sul / Brasil / Mato Grosso do Sul: Pantanal – a natureza e a água

Mato Grosso do Sul: Pantanal – a natureza e a água

O Mato Grosso do Sul é um Estado do Brasil localizado na região Centro-Oeste do país na fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Seu território é tão grande quanto o da Alemanha, mas embora este é apenas o sexto maior Estado brasileiro e sua superfície é pouco mais de 4% da área total do Brasil.

O Mato Grosso do Sul, além do Paraguai e da Bolívia, faz fronteira com os Estados brasileiros de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. A capital e a cidade maior é Campo Grande, localizada no centro do Estado.

O território do Mato Grosso do Sul é composto na maior parte das áreas planas com altitudes entre 100 e 600 metros. Existem muitos rios, que se cruzam. Os dois rios mais importantes são o Rio Paraná, que corre para o sul-leste, e o Rio Paraguai, que corre para o oeste.

O Pantanal, uma planície de inundação sujeita a inundações periódicas, ocupa uma grande parte do norte-oeste do Estado e é a principal característica geográfica da área do Mato Grosso do Sul. Sua altitude varia entre 100 e 200 metros.

Na área central do Estado há algumas cadeias de montanhas baixas: Serra da Bodoquena e a Serra de Maracaju, que não excedem 800 metros de altura. A leste fica o planalto sedimentar do Paraná. O ponto mais alto do Mato Grosso do Sul é o isolado Maciço do Urucum com 1.065 metros, que localiza-se no Pantanal próximo da cidade de Corumbá na parte ocidental do país perto da fronteira com a Bolívia.

A região do Mato Grosso do Sul viu o estabelecimento de algumas missões jesuíticas no século XVII, mas foi colonizada pelos portugueses apenas a partir dos meados do século XVIII.

O Estado é conhecido por sua beleza natural, entre as quais a mais famosa é o Pantanal. É um importante destino para o turismo de natureza do Brasil.

– As atrações turísticas: o que visitar no Estado do Mato Grosso do Sul

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 357.124 km²
  • População: 2.449.341 (situação em 2010): brancos 51,8%, pardos 44,5%, pretos 5,1%, indígenas 0,8%, amarelos 0,6%
  • Capital: Campo Grande
  • Fuso horário: UTC-3, no verão UTC-2

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: