Home / América do Sul / Brasil / Mato Grosso do Sul: Pantanal – a natureza e a água
Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil. Author David Morimoto. Licensed under the Creative Commons Attribution
Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil. Author David Morimoto

Mato Grosso do Sul: Pantanal – a natureza e a água

O Mato Grosso do Sul é um Estado do Brasil localizado na região Centro-Oeste do país na fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Seu território é tão grande quanto o da Alemanha, mas embora este é apenas o sexto maior Estado brasileiro e sua superfície é pouco mais de 4% da área total do Brasil.

O Mato Grosso do Sul, além do Paraguai e da Bolívia, faz fronteira com os Estados brasileiros de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. A capital e a cidade maior é Campo Grande, localizada no centro do Estado.

O território do Mato Grosso do Sul é composto na maior parte das áreas planas com altitudes entre 100 e 600 metros. Existem muitos rios, que se cruzam. Os dois rios mais importantes são o Rio Paraná, que corre para o sul-leste, e o Rio Paraguai, que corre para o oeste.

O Pantanal, uma planície de inundação sujeita a inundações periódicas, ocupa uma grande parte do norte-oeste do Estado e é a principal característica geográfica da área do Mato Grosso do Sul. Sua altitude varia entre 100 e 200 metros.

Mapa do Mato Grosso do Sul. Wikipédia, Raphael Lorenzeto de Abreu

Mapa do Mato Grosso do Sul. Wikipédia, Raphael Lorenzeto de Abreu

Na área central do Estado há algumas cadeias de montanhas baixas: Serra da Bodoquena e a Serra de Maracaju, que não excedem 800 metros de altura. A leste fica o planalto sedimentar do Paraná. O ponto mais alto do Mato Grosso do Sul é o isolado Maciço do Urucum com 1.065 metros, que localiza-se no Pantanal próximo da cidade de Corumbá na parte ocidental do país perto da fronteira com a Bolívia.

A região do Mato Grosso do Sul viu o estabelecimento de algumas missões jesuíticas no século XVII, mas foi colonizada pelos portugueses apenas a partir dos meados do século XVIII.

O Estado é conhecido por sua beleza natural, entre as quais a mais famosa é o Pantanal. É um importante destino para o turismo de natureza do Brasil.

– As atrações turísticas: o que visitar no Estado do Mato Grosso do Sul

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 357.124 km²
  • População: 2.449.341 (situação em 2010): brancos 51,8%, pardos 44,5%, pretos 5,1%, indígenas 0,8%, amarelos 0,6%
  • Capital: Campo Grande
  • Fuso horário: UTC-3, no verão UTC-2
dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem