Home / América Central e Caribe / Montserrat / Montserrat: um vulcão destrutivo
Soufriere Hill, Montserrat. Author Patrick Smith. No Copyright
Soufriere Hill, Montserrat. Author Patrick Smith

Montserrat: um vulcão destrutivo

A ilha de Montserrat é um território britânico ultramarino, localizado no Caribe nas Pequenas Antilhas no sudoeste de Antígua, no sudeste de Nevis e no noroeste de Guadalupa. A ilha é montanhosa e verde e atinge a altura máxima no vulcão Soufrière Hills com 915 metros, que está ainda ativo e que desde 1995 passou por inúmeras erupções, destruindo a localidade principal da ilha, a vila de Plymouth. A economia da ilha é baseada na agricultura com cana-de-açúcar, limões, algodão, tomates e vegetais, com a pesca, o turismo e ativos financeiros.

Montserrat foi descoberto por Cristóvão Colombo em 1493 durante a sua segunda viagem. O nome foi dado por Colombo em homenagem ao Mosteiro de Montserrat na Catalunha. A ilha ficou desocupada por mais dum século e foi apenas em 1632 que um grupo de colonos irlandeses fundou um assentamento permanente na ilha e desenvolvou com a ajuda de escravos o cultivo da cana-de-açúcar. A ilha permaneceu sob controle britânico, exceto por um período breve em 1782, quando foi ocupada pelos franceses.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

Mapa de Montserrat

Mapa de Montserrat

  • Área: 102 km² – terras aráveis 20%, prados e pastagens 10%, florestas e arbustos 40%, terras incultas e improdutivas 30%
  • População: 5.000 (situação em 2012) – africanos, mulatos (descendentes de europeus e africanos), europeus 3%
  • Localidade principal: Plymouth – abandonada em 1997 após uma erupção vulcânica. A sede do governo fica agora em Brades.
  • Língua oficial: A língua oficial é o inglês.
  • Religião: Cristã 100% – igreja anglicana, igreja metodista, igreja adventista, igreja pentecostal, igreja batista, igreja catolica
  • Moeda: Dólar do Caribe Oriental (XCD)
  • Fuso horário: UTC-4
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem