Home / América do Norte / América do Norte

América do Norte

América do Norte ocupa uma área de 23 473 000 km ², o Canadá é o maior país com 9 970 000 km ², seguido pelos Estados Unidos da América, com 9 355 000 sq km, representando aproximadamente 15,75% da superfície terrestre do planeta, e tem 440 000 000 habitantes, 7,76% da população mundial. O continente estende-se de leste para oeste a partir de 12° de longitude oeste de Nordost Rundingen (Cabo Nordeste) na Gronelândia até a 172° de longitude leste da ilha de Attu na Alasca.

O ponto mais setentrional da América do Norte é o Cabo Morris Jesup no leste da Gronelândia (83°N, o ponto extremo norte do planeta inteiro, considerando o continentes), enquanto a sul se estende até 14° de latitude norte, no sul do México. O continente, que tem uma costa de 60 000 km, é caracterizado por um contorno do litoral altamente irregular, onde existem numerosas ilhas, especialmente no norte e três grandes baías, a Baía de Hudson, o Golfo do México e o Golfo da Alasca. América do Norte é banhada para o sul pelo Golfo do México. Para oeste pelo Oceano Pacífico; parao norte pelo Oceano Ártico; para o a leste pelo Oceano Atlântico. É atravessada pelo Trópico de Câncer, enquanto que a fronteira sul do México com a Guatemala e Belize marca o início da América Central (embora a partir de um ponto de vista geográfico seria o istmo de Tehuantepec para unir a América Central).

Na América do Norte estão em 3 países (E.U.A., Canadá, México) e três dependências (Bermudas (Reino Unido), Gronelândia (Dinamarca) e Saint Pierre e Miquelon (França)).

A montanha mais alta da América do Norte éo Monte McKinley (6 194 m), localizado na Alasca, enquanto o ponto mais baixo, 86 m abaixo do nível do mar, é o Death Valley (Vale da Morte), em Califórnia.

Mapa da América do Norte. Courtesy of the University of Texas Libraries, The University of Texas at Austin

Mapa da América do Norte. Courtesy of the University of Texas Libraries, The University of Texas at Austin

O oeste dos Estados Unidos e no Canadá são atravessados de norte a sul, para um comprimento de cerca de 3 200 km, da grande cordilheira das Montanhas Rochosas, o que frequentemente atingem 4 000 m de altura, que chegam à altura máxima com Mount Elbert (4 399 metros), no Colorado. A cadeia da Sierra Nevada, que se estende em Califórnia, em direcção norte-sul para um comprimento de 600 km, tem picos superiores a 4 000 metros, atingindo o ponto mais alto em Mount Whitney com 4 421 metros.

Em território mexicano, a continuação natural das Montanhas Rochosas e da Sierra Nevada, é a cordilheira de Sierra Madre, na Sierra Madre Oriental são alguns grandes vulcões, incluindo o Pico de Orizaba (5 610 metros, o pico mais alto do México ) eo Popocatepetl (5 452 metros).

América do Norte é dominada por dois grandes sistemas de recolha de água, a região dos Grandes Lagos (Lago Superior (84 131 km ², segundo lago do mundo depois do Mar Cáspio, mas considerando apenas os lagos de água doce, o primeiro no mundo), Lago Michigan (58 016 km ²), Lago Huron (61 797 km ²), Lago Erie (25 612 km ²) e o Lago Ontário (18 941 km ²)), que desemboca para o Oceano Atlântico com o Rio San Lorenzo, e o sistema Mississippi-Missouri, o rio mais longo da América do Norte, eo quarto no mundo depois do Nilo, o Amazonas eo Chang Jiang (5 970 km de comprimento, com uma área de 3 328 000 km ²), que veicula muita água das regiões centrais dos Estados Unidos da América. Outro rio importante é o Mackenzie, 4 241 km de comprimento, que desemboca no Oceano Árctico.

América do Norte possui grandes ilhas no extremo norte, são particularmente significativos a Gronelândia, que tem uma área de 2 175 600 km ² e que é a maior ilha do mundo, e Ilha de Baffin (476 065 km ², 5 ° ilha do mundo), a Ilha de Ellesmere (212 687 km ²) ea ilha Vittoria (212 198 km ²).

CLIMA DA AMÉRICA DO NORTE

Situada entre 14 ° N (apenas a sul do Trópico de Câncer) e o Ártico, a América do Norte tem significativas diferenças climáticas.

No México, a península Yucatán tem um clima tropical quente e úmido com chuvas abundantes; nas terras altas, o clima é mais suave ea chuva é menor; o norte do planalto mexicano e o leste da costa do Golfo da Califórnia estão entre as regiões mais áridas da América do Norte.

Os Estados Unidos têm dentro deles consideráveis diferenças de clima, que passou de clima tropical e subtropical da Flórida, com predominância de chuva en verão; continuando pelo norte ao longo da costa atlântica gradualmente encontra-se um clima mais rígido, devido a corrente fria do Labrador, que causa um clima marinho com invernos frios, verões quentes e chuvas abundantes.

A região da Montanhas Rochosas tem um clima típico de montanha, nos territórios do oeste da Montanhas Rochosas a aridez e as temperaturas do verão são muito elevadas. Ao longo da costa do Oceano Pacífico, tem um clima leve e chuvoso no norte, e mais árido ao sul.

O clima do interior do norte do Canadá é predominantemente continental, com longos invernos, frios e muito rígidos, curtos verões e baixa precipitação, as áreas de San Lorenzo e os Grandes Lagos têm um clima menos duros. Alasca, Groenlândia e o norte do Canadá quedan no clima subárcticos, com clima frio, invernos muito frios e baixa pluviosidade.

TURISMO NA AMÉRICA DO NORTE

A partir de um ponto de vista do turismo, segundo as estatísticas da Organização Mundial do Turismo (WTO), América do Norte com 90,700,000 turistas em 2006 representou o 10,7% do turismo mundial.

Os países mais visitados na América do Norte são: Estados Unidos da América, o México e o Canadá.

América do Norte, tem muitas atracções turísticas, e vai desde o sítios arqueológicos mexicanos, a riqueza ea modernidade das cidades dos Estados Unidos da América e Canadá, a beleza natural das Montanhas Rochosas, do parques nacionais americanos, para as cidades coloniales Mexicanos, os mares do Yucatán e Baja Califórnia, as áreas virgens do Canadá e Alasca.

Além disso, podemos dizer que, para um total de 878 sites (dados atualizados para 2008) declarados pela UNESCO Património Mundial da Humanidade, 65 (7,40%) estão na América do Norte.